Minas por Região

21h29min - 27 de Janeiro de 2010 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador Aécio Neves anuncia novos secretários

BELO HORIZONTE (27/01/10) - O governador Aécio Neves anunciou, nesta quarta-feira (27), no Palácio da Liberdade, os nomes dos novos secretários que serão empossados nesta quinta-feira (28), em substituição aos secretários que deixam o Governo para disputarem as eleições de outubro deste ano. Por exigência da legislação eleitoral, todos os candidatos devem se desincompatibilizar de seus cargos no prazo máximo de seis meses antes da eleição.

Serão substituídos quatro secretários e o Advogado Geral do Estado. Para o lugar do secretário de Saúde, Marcus Pestana (PSDB), foi anunciado o atual secretário-adjunto da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques (PPS), e para a secretaria-adjunta Vagner Eduardo Pereira, diretor da Faculdade de Ciências Médicas. Na secretaria de Desenvolvimento Social, será empossada a ex-reitora da UFMG e diretora da Unesco Ana Lúcia Gazzola (PSB), que substituirá Agostinho Patrús Filho (PV).

Na pasta do Desenvolvimento Regional e Política Urbana, o indicado é o atual presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), Sebastião Navarro (DEM), que entra no lugar de Dilzon Melo (PTB). Para a Secretaria de Esportes e da Juventude, o vereador de Belo Horizonte Alberto Rodrigues (PV) substitui Gustavo Corrêa (DEM). Para a Advocacia-Geral do Estado, o governador indicou o advogado-geral adjunto, Marco Antônio Rebelo Romanelli, para substituir Bonifácio Andrada.

“Conseguimos, pelo menos no primeiro escalão do governo e, espero nos escalões secundários, manter o mesmo nível de qualificação, manter o mesmo equilíbrio partidário que nos sustentou até aqui. Se temos uma marca neste governo, é a marca da responsabilidade no cumprimento dos objetivos pactuados”, destacou o governador, durante o anúncio.

Aécio Neves também anunciou que, até o dia 5 de fevereiro, será anunciada a substituição de outros 20 integrantes do governo, que ocupam cargos de subsecretários, diretorias de empresas, fundações e autarquias. O governador também confirmou que o secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, deixará, por razões pessoais, o cargo no mês de fevereiro, mas que ainda não há definição sobre o nome que o substituirá.

Continuidade

Aécio Neves destacou que os novos secretários deverão dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos antecessores. No caso da saúde, o governador explicou que a nomeação do secretário-adjunto é fundamental para a manutenção de programas importantes como o Saúde da Família, Pro-Hosp, além de trabalhos contra a epidemia de dengue e processos de vacinação. 

No Desenvolvimento Social, o governador acredita que as experiências de Ana Lúcia Gazzola na reitoria da UFMG e na direção da Unesco serão importantes no desenvolvimento dos projetos do Governo de Minas nessa área. 

“Com essa equipe renovada e com os novos membros que serão anunciados até o final da próxima semana, complementaremos essa composição que será conduzida pelo vice-governador Antonio Anastasia até o último dia do nosso governo”, disse Aécio Neves. 

Novos secretários

Ana Lúcia Gazzola - Desenvolvimento Social

Formada em Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas pela UFMG. Possui mestrado em Literaturas Luso-Brasileira e Hispano-Americana, pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA); doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição e pós-doutorado pela Duke University (EUA), em 1994.

Foi reitora da UFMG de 2002 a 2006 e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na gestão 2004/2005. Em 2008, recebeu o título de professora emérita da UFMG, título concedido aos docentes que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica por seus relevantes serviços à ciência e ao ensino. 

Atualmente, dirige o Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), da Unesco.

Antônio Jorge de Souza Marques - Saúde

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem especialização em Gestão de Sistemas de Saúde, pela Fiocruz. Iniciou a carreira médica em 1988, como psiquiatra clínico em Juiz de Fora. 

Foi coordenador municipal de Saúde Mental, tenente-médico do Exército Brasileiro, consultor do Ministério da Saúde, assessor da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. 

Iniciou sua vida política em 1995, quando foi secretário Municipal de Saúde de Juiz de Fora. Foi vereador de 2000 a 2004. Em 2007, se tornou subsecretário de Estado de Políticas e Ações de Saúde. Atualmente, é o secretário-adjunto de Estado de Saúde. 

Alberto Rodrigues - Esportes e Juventude 

Nasceu na cidade de Divinópolis, em 1939. Filiado ao PV, o jornalista Alberto Rodrigues está no seu segundo mandato como vereador de Belo Horizonte. É membro da Comissão Permanente de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal. 

Iniciou sua carreira como radialista na rádio Imbiara em 1958, na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba. Teve passagem por diversas rádios de Belo Horizonte com Minas, Inconfidência e Itatiaia, onde ainda atual como narrador esportivo.

Sebastião Navarro Vieira Filho - Desenvolvimento Regional e Política Urbana 

Nasceu na cidade de Botelhos, no Sul de Minas, em 1937. É cirurgião-dentista, formado pela PUC de Campinas. Ocupa desde julho do ano passado a presidência da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana.

Atuou como dentista em Poços de Caldas, ao mesmo tempo em que se dedicou à vida empresarial em diversos ramos. Foi eleito deputado federal para os períodos de 1979 a 1983 e de 1983 a 1987. Em 1988, foi eleito prefeito de Poços de Caldas e cumpriu seu mandato até 1992. Em 1994, venceu as eleições para deputado estadual. Atuou na Assembleia Legislativa por dez anos, em três mandatos consecutivos. Em 2004, foi novamente eleito prefeito de Poços da Caldas e ficou à frente da prefeitura até 2008.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato