Minas por Região

18h02min - 28 de Janeiro de 2010 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador Aécio Neves empossa novos secretários

BELO HORIZONTE (28/01/10) - O governador Aécio Neves deu posse, nesta quinta-feira (28), no Palácio da Liberdade, aos quatro novos secretários e ao novo advogado-geral do Estado. Os titulares das pastas da Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Regional e Política Urbana e de Esportes e da Juventude estão deixando o Governo para disputar as eleições de outubro. Por exigência da legislação eleitoral, todos os candidatos devem se desincompatibilizar de seus cargos no prazo máximo de seis meses antes da eleição.

O novo secretário de Saúde é o médico Antônio Jorge de Souza Marques, que já integrava a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES) como secretário-adjunto. Ele substitui Marcus Pestana no cargo. Na Secretaria-Adjunta de Saúde assumiu Vagner Eduardo Pereira, diretor da Faculdade de Ciências Médicas. Na secretaria de Desenvolvimento Social foi empossada a ex-reitora da UFMG e diretora da Unesco Ana Lúcia Gazzola, que substitui Agostinho Patrus Filho.

Na pasta do Desenvolvimento Regional e Política Urbana, assumiu o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), Sebastião Navarro, que entra no lugar de Dilzon Melo. Para a Secretaria de Esportes e da Juventude, o vereador de Belo Horizonte Alberto Rodrigues, substitui Gustavo Corrêa. Para a Advocacia-Geral do Estado, o governador indicou o advogado-geral adjunto, Marco Antônio Rebelo Romanelli, para substituir Bonifácio Andrada.

Gestão de qualidade

O governador afirmou aos novos secretários que gestão pública eficiente, destinação correta dos recursos públicos e comprometimento com resultados de ações que beneficiam o conjunto da sociedade foram valores colocados em prática e que se consolidaram como marca do Governo de Minas.  Ele disse que são esses valores que devem continuar norteando as ações do Governo.

“Esse Governo deixou algumas marcas e essas são as marcas pelas quais Minas deve lutar. Um governo transparente, correto na gestão dos recursos públicos e eficiente na busca dos resultados. Somos hoje uma referência no Brasil como gestão pública de qualidade, no Brasil e fora do Brasil. Conseguimos demonstrar que a ação política e a gestão pública bem gerenciadas, feitas com espírito público, podem sim trazer resultados positivos para a vida das pessoas” , disse Aécio Neves, em seu pronunciamento.

Indicadores sociais

Aécio Neves afirmou que Minas está entre os estados brasileiros que alcançaram maiores avanços nos indicadores sociais. Ele lembrou que de 2002 a 2009 a taxa de mortalidade infantil caiu 36,01% em Minas e que o Estado mantém o maior número de equipe do Programa Saúde da Família (PSF) do país. São 3.978 equipes em atividade, responsáveis pela cobertura de 71% da população mineira. Ele também citou melhorias na área de infraestrutura e de segurança pública.

“Inaugurarmos obras do Proacesso, que está ligando todas as cidades de Minas ao asfalto até o final desse ano. Na área de telecomunicações, já levamos sinal de telefonia celular a todos os municípios. Na área de segurança, voltamos a ter indicadores de criminalidade violenta de 10 anos atrás. Enquanto alguns estados fazem a curva ascendente, nós hoje, em 2010, temos os resultados de crimes violentos que tínhamos em 1999”, disse ele. 

O vice-governador Antonio Anastasia afirmou que a sustentação das ações e programas desenvolvidas pelo Governo de Minas deve estar entre os objetivos dos novos secretários.

“Os senhores ingressam na equipe de Governo com a missão de dar continuidade a esse trabalho tão bem desenvolvido ao longo dos últimos anos”, afirmou.

Crescimento

Ao discursar em nome dos novos secretários, a professora Ana Lúcia Gazzola afirmou que o projeto de gestão desenvolvido pelo Governo de Minas tem o apoio da sociedade por ter conseguido avanços em todas as áreas de atuação e conquistado crescimento econômico e social.

“Estamos assumindo o compromisso de consolidar esse projeto que se orienta pelo objetivo de aproximar desenvolvimento e justiça social, sempre atentos aos desafios impostos pela realidade”, disse ela.

Novos secretários

Ana Lúcia Gazzola - Desenvolvimento Social

Formada em Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas pela UFMG. Possui mestrado em Literaturas Luso-Brasileira e Hispano-Americana, pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA); doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição e pós-doutorado pela Duke University (EUA), em 1994.

Foi reitora da UFMG de 2002 a 2006 e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) na gestão 2004/2005. Em 2008, recebeu o título de professora emérita da UFMG, título concedido aos docentes que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica por seus relevantes serviços à ciência e ao ensino. 

Atualmente, dirige o Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), da Unesco.

Antônio Jorge de Souza Marques - Saúde

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem especialização em Gestão de Sistemas de Saúde, pela Fiocruz. Iniciou a carreira médica em 1988, como psiquiatra clínico em Juiz de Fora. 

Foi coordenador municipal de Saúde Mental, tenente-médico do Exército Brasileiro, consultor do Ministério da Saúde, assessor da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. 

Iniciou sua vida política em 1995, quando foi secretário Municipal de Saúde de Juiz de Fora. Foi vereador de 2000 a 2004. Em 2007, se tornou subsecretário de Estado de Políticas e Ações de Saúde. Atualmente, é o secretário-adjunto de Estado de Saúde. 

Alberto Rodrigues - Esportes e Juventude 

Nasceu na cidade de Divinópolis, em 1939. Filiado ao PV, o jornalista Alberto Rodrigues está no seu segundo mandato como vereador de Belo Horizonte. É membro da Comissão Permanente de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal. 

Iniciou sua carreira como radialista na rádio Imbiara em 1958, na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba. Teve passagem por diversas rádios de Belo Horizonte como Minas, Inconfidência e Itatiaia, onde ainda atua como narrador esportivo.

Sebastião Navarro Vieira Filho - Desenvolvimento Regional e Política Urbana 

Nasceu na cidade de Botelhos, no Sul de Minas, em 1937. É cirurgião-dentista, formado pela PUC de Campinas. Ocupa desde julho do ano passado a presidência da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana.

Atuou como dentista em Poços de Caldas, ao mesmo tempo em que se dedicou à vida empresarial em diversos ramos. Foi eleito deputado federal para os períodos de 1979 a 1983 e de 1983 a 1987. Em 1988, foi eleito prefeito de Poços de Caldas e cumpriu seu mandato até 1992. Em 1994, venceu as eleições para deputado estadual. Atuou na Assembleia Legislativa por dez anos, em três mandatos consecutivos. Em 2004, foi novamente eleito prefeito de Poços da Caldas e ficou à frente da prefeitura até 2008.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato