Governador

13h01min - 14 de Novembro de 2014 Atualizado em 13h01min

Governador Alberto Pinto Coelho empossa o novo procurador-geral de Justiça

Em cerimônia nesta sexta-feira (14/11), Carlos André Mariani Bittencourt foi reconduzido ao cargo máximo do Ministério Público Estadual

O governador Alberto Pinto Coelho empossou nesta sexta-feira (14/11), durante cerimônia no Palácio Tiradentes, o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais para o biênio 2015/2016, Carlos André Mariani Bittencourt, que foi reconduzido ao cargo. Em seu pronunciamento, Alberto Pinto Coelho exaltou o importante papel de fiscalização do Ministério Público de Minas Gerais para o cumprimento da lei.

“Quero deixar registrado meu respeito e admiração pelo Ministério Público e, naturalmente, comungar do pensamento reinante que vê na instituição uma guardiã das leis e dos interesses maiores da nossa sociedade”, disse Alberto Pinto Coelho.

O nome do procurador-geral foi escolhido pelo governador de Minas na semana passada, depois de Mariani ter sido o mais votado, com 693 votos (59,69%), na eleição realizada pelo Ministério Público nos dias 4 e 5 de novembro.

Apoio à Lei Orgânica

Reconduzido ao cargo para mais dois anos de mandato, Mariani destacou as boas relações mantidas entre a instituição e o Governo de Minas nos últimos anos. O procurador citou como exemplo o apoio do Poder Executivo para aprovação da proposta de reforma da Lei Orgânica do Ministério Público, que regulamenta todo o funcionamento do órgão.

“Vossa Excelência, governador Alberto Pinto Coelho, esteve sempre ao lado do Ministério Público, apoiando a instituição nos momentos mais delicados. Gostaria de agradecer, em nome de toda a instituição, todo o apoio prestado”, disse Mariani.

Perfil

Natural de Belo Horizonte, Carlos André Mariani Bittencourt foi promotor de Justiça nas comarcas de Ibiraci, Diamantina, Barbacena e Belo Horizonte. Atuou nas áreas de Justiça de Família e Fazenda Pública, Defesa do Patrimônio Público, além de exercer funções junto à Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais e de coordenar o Centro de Apoio Operacional Estadual do Ministério Público de Minas Gerais.

Exerceu o cargo de chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça até 2008 e, em fevereiro de 2011, assumiu o cargo de procurador-geral de Justiça adjunto Administrativo. Em dezembro de 2012, tomou posse como procurador-geral de Justiça, cargo que ocupou até outubro deste ano, quando renunciou para disputar a reeleição. Desde então, a procuradoria-geral está sendo ocupada pela procuradora Maria Odete Souto Pereira.