Agricultura | Governador

20h27min - 08 de Setembro de 2013 Atualizado em 20h43min

Governador Anastasia dá boas-vindas aos participantes da OIC

O governador Antonio Anastasia recebeu, neste domingo (08), no Palácio da Liberdade, delegações de 70 países que irão participar da Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos mundiais do setor neste ano. Programada para o período de 9 a 13 de setembro, em Belo Horizonte, no Expominas, a Semana receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil.

"Para nós, mineiros, é uma grande honra poder sediar a Semana Internacional e Conferência Internacional do Café, promovidos pela OIC. À semelhança do ouro e do diamante, que fazem parte da nossa trajetória histórica, o café também é uma das principais riquezas do nosso Estado. Não só do ponto vista econômico, mas também sob o ponto de vista social, cultural e de nossa identidade. Ao receber aqui as delegações de 70 países que compõem a Assembleia da OIC ficamos orgulhos e honrados de tornar de Minas Gerais ainda mais conhecida", ressaltou o governador, ao dar as boas vindas às delegações.

O diretor-executivo da OIC, Robério da Silva, agradeceu a presença dos representantes das delegações que compõem a Organização e destacou que o encontro será de muito aprendizado. "Esta é uma ocasião única porque Minas Gerais produz café de excelente qualidade e é o maior estado produtor do Brasil. Obrigado por virem de tão longe para participarem da Semana Internacional do Café e obrigado ao governador Antonio Anastasia por oferecer Minas Gerais para sediar este importante encontro", disse Robério.

A Semana se insere nos esforços de internacionalização do Estado empreendidos pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo. Na reunião da OIC, cerca de 300 delegados de 70 países e embaixadores estarão na capital mineira para debater a produção e os rumos do mercado cafeeiro.

O governador plantou uma muda de café nos jardins do Palácio da Liberdade, ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho e de Robério Silva, e dos secretários de EstadoElmiro Nascimento (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Dorothéa Werneck (Desenvolvimento Econômico). Também participaram do café de boas-vidas o ministro interino de Relações Exteriores, embaixador Eduardo dos Santos, secretários de Estado, deputados, autoridades e empresários.

A Semana Internacional do Café é uma promoção do Governo de Minas - por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae Minas, OIC, Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento e das Relações Exteriores e Café Editora, promotora da 8ª edição do Espaço Café Brasil.