Governador

15h18min - 31 de Agosto de 2013 Atualizado em 15h36min

Governador Anastasia determina início de obra de pavimentação asfáltica no Vale do Rio Doce

Obra do programa Caminhos de Minas vai ligar o município de São José do Goiabal, na região Central, a Timóteo, no Vale do Rio Doce

A ligação de duas regiões do Estado será facilitada com a pavimentação asfáltica do trecho da rodovia LMG-760 entre São José do Goiabal, na região Central, e Timóteo, no Vale do Rio Doce, passando por Cava Grande, Distrito de Marliéria. O início da obra foi determinado pelo governador Antonio Anastasia, neste sábado (31/08), em solenidade em Cava Grande.

Em seu pronunciamento, o governador Anastasia destacou a importância da obra para as regiões do Rio Doce e do Vale do Aço. “Não há uma obra do Governo do Estado nessa região mais sonhada, mais aclamada e mais solicitada do que a pavimentação da LMG-760, entre Cava Grande e São José do Goiabal, ligando o nosso Rio Doce, o Vale do Aço, à região da Zona da Mata, contribuindo para uma integração maior ainda do Leste de Minas”, afirmou Anastasia.

O secretário de Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre da Silveira, também falou sobre a importância da obra para ligar regiões vizinhas.

“Com a pavimentação da LMG-760 nós ligaremos, definitivamente, o Leste de Minas, não só ao Vale do Aço, mas à Zona da Mata, à capital mineira como uma opção de tráfego da BR-381, mas, principalmente, aos portos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Teremos como faturar nossas riquezas aqui, gerando emprego e renda de qualidade”, ressaltou.

O Governo de Minas vai investir R$ 120 milhões, para o asfaltamento do trecho de 56,8 quilômetros, alargamento, recuperação e reforço de três pontes sobre os ribeirões Sacramento, Mombaça e Santa Rita, e a construção de uma passagem subterrânea ligando a estrada à BR-262.

Além de São José do Goiabal e Timóteo, o trecho irá beneficiar diretamente a população de Marliéria, no Rio Doce. A pavimentação também vai facilitar o escoamento dos produtos da região e até na realização de novos negócios, proporcionando um nicho de mercado diferente com o acesso facilitado à Zona da Mata, permitindo ainda a ligação entre as BRs 381 e 262.

Realização de um sonho

O prefeito de Marliéria, Geraldo Magela de Castro, destacou que a população esperou por muitos anos para que a obra se tornasse realidade. “Essa cerimônia de assinatura da ordem de serviço para pavimentação da rodovia é a realização de um sonho aguardado há muito e por muitos. Enalteço o espírito de comprometimento, responsabilidade e liderança técnica e política que são marcas do governador Anastasia e de seu governo. Marliéria e região agradecem o apreço do Governo de Minas para conosco”, disse.

O programa Caminhos de Minas foi idealizado para possibilitar maior integração dos municípios e regiões do Estado ao encurtar distâncias, e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O programa também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

O Caminhos de Minas, lançado em 2010, tem como objetivo ampliar e melhorar a infraestrutura logística no Estado. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo obras em aproximadamente 7,8 mil Km de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 306 municípios e 7,3 milhões de mineiros. Para a região de Timóteo e São José do Goiabal está prevista a pavimentação de sete trechos, totalizando 161,6 quilômetros.

Para viabilização do programa, o Governo de Minas está utilizando recursos próprios e financiamentos junto a organismos multilaterais de fomento.

Também participaram da solenidade, parlamentares e prefeitos da região, dentre eles os de São José do Goiabal (Zé Aparecido) e de Timóteo (Keisson Drumond).