Minas por Região
Cultura | Governador

20h11min - 27 de Agosto de 2013 Atualizado em 00h11min - 28 de Agosto de 2013

Governador Anastasia e presidente Dilma inauguram o Centro Cultural Banco do Brasil

Mundialmente conceituado, o complexo reúne nove museus e centros culturais em Belo Horizonte; outros três novos espaços já estão em fase de implantação

Circuito Cultural Praça da Liberdade inaugurou nesta terça-feira (27) mais uma importante estrutura de incentivo, fomento e promoção artística: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Este empreendimento é fruto de parceria entre o Governo de Minas e o Banco do Brasil. O evento irá reunir autoridades e representantes do Governo do Estado e do banco, além de diversos representantes do mundo cultural. As instalações estarão abertas ao público a partir desta quarta-feira (28). A solenidade contou com as presenças do governador Antonio Anastasia, da presidente Dilma Rousseff, além de ministros, secretários de Estado, parlamentares e lideranças de movimentos culturais.

As obras de restauração e adaptação do prédio, projetado em 1926 pelo arquiteto Luiz Signorelli, foram iniciadas em agosto de 2009. O Banco do Brasil investiu aproximadamente R$ 37 milhões na reforma, restauração e aquisição de mobiliário e equipamentos. O espaço abriga 1.200 metros quadrados de área para exposição, teatro com 270 lugares, sala multimeios com 170 metros quadrados, sala de programa educativo, cafeteria, lanchonete, loja de produtos culturais e área administrativa. Nessa primeira etapa serão 8.000 metros quadrados abertos ao público, e mais 4.000 metros quadrados na segunda fase – totalizando 12.000 metros quadrados de área construída.

O governador Antonio Anastasia destacou que a chegada do CCBB ao Circuito Cultural Praça da Liberdade demonstra a relevância do setor artístico para Minas Gerais. “As diretrizes da Secretaria de Estado de Cultura têm como foco valorizar e enriquecer esse que é o maior complexo de cultura do Brasil. Transformar a mais antiga e tradicional praça da capital mineira em um polo de excelência cultural é um dos nossos compromissos públicos com todos os mineiros. E, agora, celebramos a parceria com o CCBB, que, certamente, acrescenta ainda mais qualidade a esse importante espaço de Minas”, afirma.

Maior complexo cultural do Brasil

O Circuito Cultural Praça da Liberdade, localizado na região centro-sul de Belo Horizonte é, atualmente, o maior complexo cultural do país. Ao todo, são nove espaços e museus em funcionamento: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig, Espaço Tim UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade, além das atividades do Inhotim Escola, que ocorrem paralelas às obras de sua sede.

Outros três espaços já estão em processo de implantação: a Casa Fiat de Cultura, o Centro de Referência da Economia Criativa Sebrae-MG e o Museu do Automóvel. A proposta do Estado, segundo a gerente executiva do Circuito, Cristiana Kumaira, é fortalecer o complexo no contexto cultural mundial. “Já estamos caminhando nesse sentido e cuidando para que as atividades, serviços e atendimento atendam às necessidades e expectativas não só da população local, mas também de turistas que vêm a Belo Horizonte de várias partes do mundo. O circuito vem se firmando como mais um motivo de orgulho para os mineiros”, enfatiza.

De 2010 a 2012, o Circuito Cultural Praça da Liberdade já recebeu quase 2 milhões de visitantes e, a expectativa é de que com a abertura do CCBB e das novas estruturas previstas para 2014 esse número possa ser ainda mais expressivo. Inaugurado em 2010, o Circuito Cultural Praça da Liberdade foi criado com o objetivo de explorar a diversidade cultural – com opções interativas e abertas ao público – em uma área de enorme valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. A oportunidade surgiu com a transferência da sede do Governo de Minas para a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde. Adaptados, os antigos prédios das secretarias passaram a abrigar museus e espaços culturais.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato