Governador

14h03min - 20 de Julho de 2012 Atualizado em 05h46min - 29 de Junho de 2013

Governador Anastasia entrega Medalha da Inconfidência ao desembargador José Tarcízio de Almeida Melo

José Tarcízio de Almeida Melo é primeiro vice-presidente do TJMG

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta sexta-feira (20), a Grande Medalha da Inconfidência ao desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O desembargador foi agraciado com a Medalha da Inconfidência, em 2008, mas não pode comparecer à cerimônia.

“Ao outorgar a medalha, estamos reconhecendo toda uma vida dedicada ao serviço público. Inicialmente no Poder Legislativo mineiro, nas últimas décadas no Poder Judiciário, sempre ocupando posições de muito destaque. Mas, mais do que isso, com muita dedicação, com muita lealdade, com muito empenho, denodo e esforço em prol dos interesses de Minas Gerais. A par de uma atividade de magistério reconhecida e aplaudida como um dos próceres do Direito Constitucional em nosso Estado e no Brasil”, disse o governador Anastasia.

Ao ser condecorado com a medalha, o desembargador José Tarcízio confirmou o seu compromisso com Minas e com a Inconfidência Mineira e relembrou o recebimento do diploma da Medalha de Honra da Inconfidência por Méritos Cívicos, em 1992.

Também participaram da homenagem, o presidente do TJMG, o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, a secretária de Estado da Casa Civil, Maria Coeli Simões Pires, desembargadores, juízes e familiares do condecorado.

José Tarcízio de Almeida Melo

Nascido em Pará de Minas, José Tarcízio é doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na magistratura, foi juiz do extinto Tribunal de Alçada e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE–MG). Também foi diretor da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Foi procurador-geral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, lecionou Teoria do Estado e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Sete Lagoas, e foi professor titular de Direito Constitucional na PUC Minas. Publicou inúmeros trabalhos jurídicos.