Governador

18h08min - 19 de Dezembro de 2012 Atualizado em 08h57min - 30 de Junho de 2013

Governador Anastasia participa de inauguração de nova planta industrial da Cemil

As obras de expansão contaram com investimentos da ordem de R$ 76,6 milhões, sendo parte desse montante financiado pelo BDMG

O governador Antonio Anastasia participou nesta quarta-feira (19), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, das comemorações dos 20 anos da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), que celebrou a data com a inauguração das obras de expansão de seu parque industrial. A Cemil investiu R$ 76,6 milhões no projeto, que ampliará para 664 mil litros de leite por dia a capacidade de processamento da planta, a partir de 2013, incluindo a fábrica de leite condensado, com capacidade de absorver 81 mil litros por dia.

Durante a cerimônia de inauguração, Anastasia destacou o trabalho da cooperativa, que, segundo o governador, é a atividade empresarial mais justa e democrática de organização do capital e do trabalho. “Minas tem nas cooperativas uma grande força, que significa a união harmônica, empreendedora, criativa, engenhosa, holística entre os cooperados e que resulta, no caso da Cemil, nesse belíssimo empreendimento, já consolidado com 20 anos de sucesso. Tenho certeza que a expansão, que ora se inaugura, será tão somente mais um passo, nessa trajetória exitosa da Cemil”, afirmou o governador.

O presidente da Cemil, João Bosco Ferreira, lembrou as parcerias que contribuíram para a concretização do projeto de expansão, entre eles a participação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que financiou R$ 9 milhões para o projeto. “Somos muito gratos ao Governo de Minas, à Prefeitura e a todos os parceiros que nos apoiaram na concretização desse sonho, iniciado em 2009”, disse.

Força do agronegócio

O governador ressaltou ainda a importância do agronegócio para a economia brasileira, sendo a atividade menos afetada pelas crises. Minas projeta encerrar o ano com crescimento recorde na renda agrícola e aumento da sua participação no PIB do agronegócio brasileiro. Em 2012, o valor do PIB do agronegócio mineiro deve atingir R$ 130 bilhões. Com isso, a participação de Minas no PIB do agronegócio nacional deverá ser 13,4%, de acordo com o Centro Avançado em Economia Aplicada. É a maior participação registrada na última década.

“O agronegócio é a âncora da economia brasileira. Tem crise da indústria, tem crise dos serviços, tem crises dos bancos, do comércio, e está lá a agricultura trabalhando de manhã, de tarde e de noite para sustentar a economia brasileira e com muito sacrifício. É a agricultura que põe esse país para adiante”, destacou o governador.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, enfatizou o incremento que a nova planta significa para a cadeia produtiva do leite na região e em Minas Gerais. “Essa inauguração representa muito para a economia da cidade e do Estado. Minas hoje tem um terço da produção nacional de leite. Se estamos exportando leite para todo o Brasil, é graças a empresas como essa”, afirmou.

Dados do IBGE relativos a 2011 apontam Minas Gerais como o maior produtor nacional de leite, com 8,7 bilhões de litros de leite/ano. Mostram ainda que Patos de Minas lidera a produção mineira de leite, com uma produção de 146,6 milhões de litros. O Alto Paranaíba, com 1,27 bilhão de litros, concentra 14,2% da produção estadual. É a segunda bacia leiteira, atrás apenas do Sul de Minas, que detém 17,6% da produção mineira.

História de sucesso

Em duas décadas de trabalho, a Cemil já processou quase 2 bilhões de litros de leite dos seus cooperados, garantindo a estabilidade de milhares de produtores de Minas Gerais. A história da Cemil começa em 1992, ano em que o excesso de oferta provocou uma crise na cadeia produtiva do leite. Na época, produtores do Alto Paranaíba se uniram para criar uma cooperativa central, capaz de industrializar parte do leite captado. Em janeiro de 1993, a Cemil iniciou suas atividades em Campo Belo, permanecendo no local durante seis anos, produzindo queijos, iogurte, requeijão cremoso e leite longa vida. Em 1997, a Cemil iniciou a implantação do seu parque industrial em Patos de Minas para onde transferiu suas atividades em 1999.

Nova escola

Após a cerimônia, o governador Antonio Anastasia descerrou placa de inauguração de uma escola da rede estadual, em Patos de Minas. O Governo do Estado investiu R$ 3,1 milhões na obra, cujo terreno, no valor de R$ 551 mil, foi doado pela prefeitura. A escola homenageará a educadora Dona Paulina Porto e terá capacidade para atender 750 alunos de ensino fundamental e médio, a partir de fevereiro de 2013.

O prédio tem 12 salas de aula, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, cozinha e refeitório, salas para a direção e para a equipe pedagógica, quadra coberta e estacionamento. O prédio é conta com equipamentos que garantem a acessibilidade para os alunos com deficiência física.