20h14min - 14 de Maio de 2011 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador Antonio Anastasia inaugura fábrica no Norte do Estado e reafirma que geração de emprego é a prioridade do Governo de Minas

CAPITÃO ENÉAS (14/05/11) - O governador Antonio Anastasia foi recebido com festa neste sábado (14), na cidade de Capitão Enéas, no Norte de Minas, onde participou da inauguração da nova unidade da Marluvas, fabricante de calçados de segurança, e entregou à população a sétima Unidade Básica de Saúde que o Governo do Estado implanta no município. O governador também visitou o novo laboratório de pesquisas do Grupo Rima e conversou com populares durante caminhada pelas ruas da cidade.

A Marluvas vai gerar 400 empregos diretos inicialmente, mas chegará a mil nos próximos anos. O número representa cerca de 7% da população total de Capitão Enéas, que é de pouco menos de 15 mil habitantes. O governador, durante a solenidade de inauguração da fábrica, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Capitão Enéas.

“Nós teremos aqui, já no ano que vem, mil empregos diretos em uma cidade com uma população de cerca de 15 mil habitantes. Basta isso para provar o acerto e o êxito desse esforço conjunto. A nossa obsessão, nossa primeira prioridade, é sempre a geração de bons empregos, como estamos fazendo aqui”, disse o governador, durante a inauguração da Marluvas.

Antonio Anastasia visitou as instalações da fábrica, ao lado do presidente da empresa, Antônio Marcelo Arruda, e do prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Teixeira, e foi presenteado com o primeiro par de botas produzido lá. Quando estiver em plena capacidade de operação, a nova unidade da Marluvas vai produzir cinco mil pares de calçados de segurança por dia. A empresa investiu R$ 9 milhões na implantação da fábrica.

“Recebi e vou guardar com muito carinho o primeiro par de botas feito aqui nesta fábrica. Vou usá-lo e lembrar que é o momento de geração de emprego, de nós agregarmos valor aos nossos produtos”, afirmou Antonio Anastasia.

Desenvolvimento regional

A implantação da nova fábrica da Marluvas é resultado do esforço que o Governo de Minas vem fazendo para atrair investimentos privados para o interior do Estado e assim promover o desenvolvimento regional. O Estado repassou R$ 2 milhões ao município de Capitão Enéas, destinados à melhoria da infraestrutura da cidade.

“Estamos trabalhando, dia e noite, para trazermos a infraestrutura, inclusive o gás, para permitir que nós tenhamos mais empresas e boa qualidade de emprego nessa região do Norte, Mucuri e Jequitinhonha, porque sabemos que temos que diminuir as desigualdades”, declarou o governador.

UBS

Antes de ir à fábrica da Marluvas, Antonio Anastasia inaugurou a sétima Unidade Básica de Saúde (UBS Jacinto Teixeira da Silva) que o Governo de Minas construiu no município em parceria com a prefeitura. Os postos de saúde servem de base para o trabalho de 33 agentes comunitários e de 15 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), responsáveis pelo atendimento de 100% da população do município. O Estado destinou R$ 1,3 milhão para a construção dos sete postos.

“Capitão Enéas, que já tinha a Rima, uma grande empresa, tem agora a Marluvas, e se nós conseguirmos levar fábricas como essa para a maioria dos municípios do Norte de Minas, acredito que vamos fazer ao longo do tempo uma revolução. Para isso nós tivemos que fazer o quê aqui, em Capitão Enéas? Melhorar a infraestrutura, melhorar a educação, melhorar a saúde, fizemos aqui hoje o sétimo posto de Unidade Básica de Saúde. É um processo, portanto, de agregação de valor como um todo, e que permitiu aos empresários falarem: vamos ficar em Minas, investir em Minas, porque aqui em Minas há um ambiente favorável de negócios”, afirmou o governador, em entrevista.

A nova unidade de saúde conta com dois gabinetes odontológicos, clínica médica, consultório ginecológico, salas de acolhimento, triagem, sala de esterilização e para lições de higiene bucal e auditório. Além do atendimento ambulatorial, os usuários podem retirar medicamentos diretamente no posto de saúde. Antes, a distribuição era feita na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Acompanharam o governador em Capitão Enéas, os secretários de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, e de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, o presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira, e lideranças políticas da região.

No início da tarde, Antonio Anastasia seguiu para o município de Rio Pardo de Minas, para a inauguração de uma escola estadual, concluindo a viagem ao Norte de Minas, em Taiobeiras, onde também participaria de uma série de inaugurações.