Governador | Infraestrutura

19h35min - 25 de Abril de 2013 Atualizado em 05h42min - 30 de Junho de 2013

Governador anuncia pavimentação de rodovia no Vale do Aço

Durante visita à sede da ARMVA, em Ipatinga, Antonio Anastasia assinou despacho governamental determinando prioridade na elaboração do Plano Diretor da região

O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quinta-feira (25), durante visita à sede da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), em Ipatinga, o início, nos próximos 60 dias, das obras de pavimentação de trecho de 56,8 quilômetros da MG-760 – São José do Goiabal – Timóteo – Cava Grande, incluído no programa Caminhos de Minas. No Vale do Aço, foram incluídos nove trechos, que totalizam 277 quilômetros e previsão de investimentos de R$ 313 milhões em projetos e obras.

“A obra já foi priorizada, o projeto já foi licitado e contratado, estamos agora na fase final da licença ambiental. Eu acredito que, em até 60 dias, vamos estar aqui novamente, para assinar o início das obras e, certamente, iniciar aquele que é um sonho antigo da região, resgatando esse nosso compromisso que fizemos com muito gosto com o Vale do Aço”, afirmou o governador.

O Caminho de Minas tem como objetivo possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira. Também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras, o façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

Durante a visita à sede da ARMVA, Antonio Anastasia assinou despacho governamental determinando à Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem)prioridade na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMVA.

O PDDI vai definir diretrizes de políticas públicas integradas na região em áreas como mobilidade urbana, tratamento dos resíduos sólidos, ordenamento territorial com regras para ocupação do solo e licenciamento ambiental. Também foi assinado, durante o evento, contrato entre a Segem e o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), representado pelo reitor Genésio Zeferino da Silva Filho, para a elaboração do Plano, que deverá estar concluído em 18 meses.

O secretário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, em seu pronunciamento, destacou estar cumprindo a missão de fortalecer o arranjo institucional da Região Metropolitana de Belo Horizonte e tirar do papel a criação da Região Metropolitana do Vale do Aço, “concretizando-a de forma a implementar as políticas públicas comuns aos municípios do núcleo e colar metropolitano, com planejamento nas áreas da educação, saúde, segurança, mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento econômico”.

Sobre ARMVA

É a entidade estadual responsável por promover o desenvolvimento econômico na região, realizar o planejamento urbano integrado e fiscalizar o uso do solo nos municípios integrantes da RMVA e do seu Colar Metropolitano. Foi criada em 2012 e está vinculada à Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem).

A RMVA é constituída pelos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. Outros 22 compõem o Colar Metropolitano: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Córrego Novo, Dom Cavati, Dionísio, Entre-Folhas, Iapu, Ipaba, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo d'Água, São José do Goiabal, São João do Oriente, Sobrália e Vargem Alegre. A RMVA abriga uma população de cerca de 800 mil habitantes.