Minas por Região
Governo | Governador

18h40min - 08 de Maio de 2013 Atualizado em 23h09min - 30 de Junho de 2013

Governador destaca papel dos empreendedores públicos na gestão do Governo de Minas

Durante encontro, Anastasia reforçou aos profissionais a necessidade do empenho para conclusão dos programas e ações em execução no Estado

O governador Antonio Anastasia reuniu-se, nesta quarta-feira (8), no Palácio Tiradentes, com os cerca de 100 empreendedores públicos que atuam em áreas estratégicas da administração estadual. Durante o encontro, Anastasia destacou o papel do empreendedor como o diferencial adotado pelo Governo de Minas para potencializar ações e projetos, tendo ainda atuação fundamental para os resultados expressivos alcançados nos últimos anos em Minas Gerais. 

Criado em 2007 com a missão de contribuir para o alcance dos resultados preconizados na estratégia de governo, o cargo de empreendedor trouxe para a administração pública profissionais de alto nível técnico e gerencial, segundo o governador, um dos grandes sucessos da gestão. Além de buscar profissionais gabaritados no mercado, o projeto valorizou servidores de carreira do Estado.

“O programa de empreendedores foi imaginado como uma forma de oxigenar a administração com pessoas vindas de fora, com perfis diferentes, mas também estimular talentos da própria administração para missões específicas, quebrando um pouco aquele tradicional marasmo da administração, que nós devemos sempre combater através de metas, resultados, de modo mais impetuoso”, defendeu o governador.

Ao lado do diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, órgão que coordena o trabalho dos empreendedores no Estado, Antonio Anastasia reforçou a necessidade da conclusão dos projetos e ações em execução na administração pública mineira.

“A todo tempo devemos pensar que temos a obrigação de dar continuidade e não o continuísmo, uma das bases da administração pública, e permanentemente pensar em programas e projetos. Para aqueles que estão em execução e se inserem no rol das prioridades estratégicas, é hora de fazer sua entrega e sua conclusão. Por isso, eu peço um esforço final muito firme para que possamos superar entraves burocráticos, gargalos da administração, fantasmas que aparecem a todo momento e que nos assombram, quanto à possibilidade de realizar as entregas tão necessárias, para que possamos concluir e cumprirmos nosso dever, nossa obrigação”, determinou o governador.

Missão valiosa

A 2ª Reunião com Empreendedores Públicos, organizada pelo Escritório de Prioridades Estratégicas, teve como objetivo promover o realinhamento do planejamento desenvolvido pelos empreendedores para atuação no período de 2011/2014. Atualmente, 99 empreendedores públicos estão em exercício no Governo do Estado.

“O objetivo é convocá-los, como talvez a principal força-tarefa, a mão de obra mais qualificada que temos dentro do Estado, dividido em diversos projetos, aqueles considerados mais relevantes e importantes pelo governador, para que, neste segundo momento, em que vocês estão, entendam qual é a expectativa que tanto o Escritório quanto o governador têm em relação ao trabalho de vocês”, explicou André Barrence.

Segundo ele, existem empreendedores alocados em diversos projetos que contam com recursos de operações de crédito. “Temos uma missão muito clara de executá-los até o final do ano que vem, e para isso, a gente conta não só com os empreendedores individualmente alocados nos seus projetos, mas contamos com uma rede de empreendedores muito rica e valiosa”, concluiu.

Durante o encontro, os empreendedores Felipe Augusto de Araújo e Geórgia Ribeiro Rocha falaram sobre suas experiências pessoais da atuação dentro do serviço público, assim como o crescimento pessoal pelo qual passaram nos últimos anos.

Atuando como empreendedor no Product Space, moderna ferramenta de planejamento do desenvolvimento econômico, Felipe ressaltou o crescimento profissional e pessoal ao desenvolver o trabalho e contou ainda o quanto essa atividade desenvolvida pelo Governo de Minas impressiona profissionais e empresas.

“Ao participar de um workshop e apresentar o planejamento e alguns resultados preliminares alcançados no projeto, um consultor com atuação global e muito respeitado que participava de uma mesa de trabalho espantou-se ao ver um trabalho desse porte desenvolvido no Brasil”, contou.

Já Geórgia Ribeiro, servidora pública de carreira há 12 anos, e que atua em projetos na Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), enfatizou o orgulho de integrar o corpo de profissionais. “Mesmo com toda a experiência, com toda a vivência de Estado, é algo de um significado, de um simbolismo muito grande. Para um servidor de carreira, ser selecionado, é de fato motivo de reconhecimento”, disse.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato