Governador

12h03min - 24 de Maio de 2013 Atualizado em 05h32min - 01 de Julho de 2013

Governador em exercício aponta gestão eficiente como base da indústria

Durante comemorações ao Dia da Indústria, Alberto Pinto Coelho enfatizou ações do Estado para atrair investimentos e saiu em defesa do pacto federativo

O governador em exercício de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, participou na noite dessa quinta-feira (23), no Expominas, das comemorações do Dia da Indústria, organizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais. Na solenidade, que marcou também os 80 anos da Fiemg, Alberto Pinto Coelho destacou que o crescimento econômico pelo qual passa Minas Gerais é reflexo de uma gestão pública eficiente, iniciada há dez anos pelo Governo do Estado.

Diante de um público formado por autoridades e lideranças empresariais, o governador em exercício afirmou que o Estado tem priorizado ações de preparação do território mineiro, associadas ao desenvolvimento tecnológico e inovação, de forma a atrair investimentos em setores considerados essenciais para alçar a chamada Nova Economia.

“Hoje, o governador Anastasia está na velha e querida Europa, tantas vezes dizimada e tantas vezes renascida, trilhando caminhos, atraindo para Minas Gerais, com sua posição geoestratégica e mediterrânea, no coração do Brasil, novos investimentos produtivos”, afirmou.

O governador citou resultados concretos alcançados em Minas Gerais, reflexo da administração pública, que buscou o crescimento econômico atrelado ao desenvolvimento social da população e à diminuição das desigualdades regionais.

“Experimentamos expressivos avanços nos serviços públicos, como educação, saúde, infraestrutura; 98% dos 853 municípios estão ligados por rodovias pavimentadas; os investimentos do Governo de Minas aumentaram 310% nessa década; a desigualdade social diminuiu mais que a média nacional; a esperança de vida aumentou e a participação mineira na riqueza nacional cresceu de 8,6% para 9,3% do PIB brasileiro”, listou.

Alberto Pinto Coelho enfatizou que, apesar de problemas e desafios conjunturais, como os que a indústria nacional enfrenta, “o Brasil deixou de ser um país de uma economia puramente extrativista e primária, como era nos fins do século 19, para construir uma moderna estrutura econômica, em definitivo a partir do Plano Real, tendo, agora, papel líder na América Latina e mostrando já sua face ao mundo”.

“Mais do que em qualquer outra época, estamos próximos de dar o passo decisivo que fará o Brasil ingressar, em definitivo, no elenco das nações de primeiro plano no contexto econômico internacional, como se prevê para a próxima década. Não podemos mais, em hipótese alguma, recair em qualquer desvio ciclotímico, adiando mais uma vez essa conquista histórica, aliada a uma sociedade mais justa. Ela está à nossa frente e não temos mais o direito e o tempo de perdê-la!”, disse.

O governador em exercício defendeu ainda a importância do novo pacto federativo, de forma a descentralizar recursos e ampliar a autonomia administrativa, devolvendo aos entes Federados a capacidade de investimentos para o desenvolvimento do país.

“Diante de um auditório formado por verdadeiros líderes de nossa terra e de nosso país, não poderia deixar de reafirmar esta bandeira de luta, que deve ser desfralda por todos os mineiros, que é a da restauração da Federação Brasileira, a refundação do Brasil federativo. Que esta seja, hoje, uma bandeira de todos nós”, finalizou.

Em seu pronunciamento, o presidente da Fiemg, OIavo Machado Júnior, ressaltou a luta do segmento industrial para desenvolver projetos que alavanquem a indústria no Estado e no país. “Minas e os mineiros apostam e confiam na força e na representatividade de suas lideranças políticas para termos no Estado um novo estágio de desenvolvimento. Defendemos e apoiamos ações de defesa do interesse do Estado para que possamos ajudar o Brasil. Para isso, precisamos de estratégias que nos conduza à inovação e a geração de tecnologia, de forma a agregar valor aos nossos produtos. O que Minas e os mineiros buscam é o permanente processo de transformação da atividade produtiva na direção de maior agregação de valor aos seus produtos”, disse.

Dia da Indústria

O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial. A primeira medalha foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial mineiro Lídio Lunardi. Em Minas, a comemoração teve início em 1960, na gestão Fábio de Araújo Motta.

Na solenidade, foi concedido o prêmio de Industrial do Ano ao presidente da Aethra Sistemas Automotivos S.A., o empresário Pietro Sportelli. Também foram homenageados 15 empresários com a Medalha do Mérito Industrial.

Os homenageados com a Medalha são indicados pelos Sindicatos Patronais de todo o Estado. As indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige dos candidatos alguns pré-requisitos como mínimo de 10 anos de comando empresarial, pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade.