Minas por Região
Governador | Agricultura

12h01min - 11 de Outubro de 2012 Atualizado em 00h15min - 29 de Junho de 2013

Governador em exercício participa da entrega do Prêmio Melhores do Agronegócio 2012

Pela terceira vez, Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, foi eleita a melhor empresa na categoria Desenvolvimento Agropecuário

O governador em exercício Alberto Pinto Coelho participou, na noite desta quarta-feira (10), em São Paulo, da oitava edição do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela revista Globo Rural, da Editora Globo. Pela terceira vez, a segunda consecutiva, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) foi eleita a melhor empresa na categoria Desenvolvimento Agropecuário. A empresa mineira já venceu na categoria em 2006 e 2011.

"A Emater é um patrimônio não só de Minas Gerais, mas um patrimônio brasileiro, pela excelência do seu trabalho na extensão rural. É um prêmio, um reconhecimento, que nos enche de alegria e que também estimula o desenvolvimento da agropecuária. Mais do que uma vocação nacional, trata-se de um segmento empregador importante e que gera divisas para Minas e todo o país", afirmou Alberto Pinto Coelho.

Também presente à solenidade, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, destacou a importância da empresa para o desenvolvimento da agricultura no Estado. "A Emater tem como tradição ser uma empresa exemplar, que vem projetando e alavancando a agricultura de Minas, um dos estados celeiros do Brasil", disse.

O Prêmio

As empresas participantes são avaliadas pela Serasa Experian, de acordo com dez critérios econômicos, como receita líquida e capital de giro. São premiadas as melhores empresas em 30 segmentos, além da campeã entre as campeãs, que nesta edição premiou a empresa Sococo, sediada em Maceió.

Durante a cerimônia, foi lançado o Anuário do Agronegócio 2012, que traz reportagens sobre as 30 vencedoras, além do ranking das 500 maiores empresas do setor e uma análise das perspectivas da economia em 2013.

A Emater-MG

Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a Emater-MG tem 63 anos de atuação e é considerada referência nacional no setor de extensão rural. Está presente em 789 municípios (93% do Estado), prestando serviços de assistência técnica e extensão rural, por meio de diversos programas e projetos que priorizam o desenvolvimento rural sustentável.

Dentre os programas de melhoramento desenvolvidos pela empresa destaca-se o Certifica Minas Café, cujo objetivo é estimular produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. Até o fim deste ano, o Certifica Minas Café deve atingir a marca de 1.600 propriedades certificadas. O Estado tem 1.431 propriedades certificadas e 2.553 cadastradas.

Outro programa desenvolvido pela Emater-MG é o Minas Leite. Lançado em 2005, a iniciativa busca modernizar a cadeia produtiva do setor e agregar valor ao produto. Por meio de boas práticas repassadas pelos extensionistas, os produtores aprendem a maneira correta de produzir leite de qualidade e fazer uma gestão eficiente da propriedade. O Minas Leite irá atender 1.100 propriedades, abrangendo 338 municípios mineiros até o fim de 2012.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato