Governador

17h03min - 12 de Maio de 2012 Atualizado em 13h44min - 28 de Junho de 2013

Governador em exercício participa da inauguração do Centro de Educação Infantil, em Sabará

Construção da escola reafirma compromisso do Governo de Minas com a educação e atende antiga reivindicação dos moradores

O governador em exercício, Dinis Pinheiro, participou, neste sábado (12), em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, da inauguração do Centro de Educação Infantil Irmãos Santos Braz. A prefeitura destinou R$ 1,4 milhão para a construção do Centro, que irá atender 450 crianças de zero a cinco anos de idade.

Em seu pronunciamento, Dinis Pinheiro destacou a importância de investir na educação das crianças para a construção de um futuro promissor. “Um governo que se preza e é bom é aquele que promove a mobilidade social, oferece oportunidades e tem preocupação com as pessoas. Se quisermos construir um futuro melhor, com fraternidade, amor e justiça social, temos a missão de abraçar a causa das crianças”, afirmou.

“Criança tem que ter direito de crescer saudável, com educação de qualidade, com assistência médica, boa alimentação, para que elas possam se apegar aos valores mais nobres da sociedade, valores da correção, da decência, do exercício pleno da cidadania. Somente assim elas poderão tem um futuro muito melhor e promissor, onde elas possam idealizar seus sonhos”, completou o governador em exercício.

A construção da escola de educação infantil atende antiga reivindicação dos moradores do Novo Alvorada e bairros vizinhos. A escola é considerada de fundamental importância para as mães que precisam deixar seus filhos bem cuidados e em segurança enquanto trabalham. O nome do Centro é uma homenagem ao vereador Adão Braz e a seu irmão João Braz, que morreram em um acidente de carro.

“Aqui nossos filhos irão começar a se formar. Nosso desafio é que daqui saiam futuros homens de bem. Que saiam desta escola o prefeito, o médico, o engenheiro, o carpinteiro, mas que acima de tudo saiam pessoas do bem”, disse o prefeito de Sabará, William Borges.

secretário extraordinário de Regularização Fundiária, Wander Borges, relembrou os investimentos feitos, em Sabará, na área de educação, afirmando a importância do Poupança Jovem, programa criado pelo Governo de Minas para estimular e valorizar jovens do ensino médio.

“O projeto do Centro de Educação Infantil completa um ciclo de trabalhos e investimentos na educação de Sabará, que contou com a implantação do ensino superior, passando pela melhoria do ensino fundamental, com atenção especial ao ensino médio, com destaque ao Programa Poupança Jovem, em que já temos mais de 3.500 alunos beneficiados. Essa obra que está sendo entregue agora é de toda população, apossem disso aqui e façam daqui uma casa do bem”, ressaltou o secretário de Estado.

Incentivo à educação

Criado em 2007 pelo Governo de Minas, o Poupança Jovem se destina a estudantes do ensino médio matriculados nas escolas estaduais de municípios com alto índice de evasão escolar e vulnerabilidade social. Ao final dos três anos de curso, o aluno tem direito de sacar bolsa de R$ 3 mil. O objetivo é estimular a capacidade de planejar o futuro e criar melhores condições dos jovens ingressarem no mercado de trabalho.

O Poupança Jovem foi implantado em Sabará em 2009 e atende 3,7 mil estudantes. Deste total, 800 alunos concluíram o ensino médio em 2011 e, por essa razão, cada um tem direito a sacar bolsa no valor de R$ 3 mil. O montante de R$ 2,4 milhões será pago entre o final deste mês de maio e o final de junho.

O programa está implantado em outros oito municípios: Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Ibirité, Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni, Juiz de Fora e Pouso Alegre. O Governo de Minas já investiu R$ 278 milhões e, até o final de 2012, serão investidos mais R$ 50 milhões.