17h06min - 02 de Agosto de 2006 Atualizado em 22h24min - 04 de Junho de 2013

Governador instala Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas Globais

Governador do Estado instalou e deu posse aos integrantes do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas Globais. O objetivo do fórum é promover discussão em Minas sobre as mudanças climáticas globais e colher subsídios para a formulação de políticas públicas para assegurar o desenvolvimento sustentável do Estado.

BELO HORIZONTE (02/08/06) – O governador do Estado instalou e deu posse, nesta quarta-feira (2), no Palácio da Liberdade, aos integrantes do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas Globais. O objetivo do fórum, que será permanente, é promover a discussão em Minas Gerais sobre o fenômeno das mudanças climáticas globais, com o objetivo de colher subsídios para a formulação de políticas públicas a serem implementadas para assegurar o desenvolvimento sustentável do Estado.

O Fórum Mineiro irá organizar a articulação entre órgãos e entidades públicas estaduais com entidades públicas e privadas nacionais e internacionais para a implantação de uma política estadual que trate de mudanças climáticas, apoiando, inclusive, a obtenção de financiamentos nacionais e internacionais para aplicação em programas e ações relacionadas à área.

“Uma das missões maiores desse fórum é promover e formular ações, políticas públicas e projetos privados, mobilizando recursos financeiros que nos permitam enfrentar, de forma competente e eficaz, o desafio das mudanças climáticas no planeta”, afirmou o governador.

Ele destacou, em seu pronunciamento, que o grande objetivo é fazer desse fórum um laboratório permanente de idéias, iniciativas, políticas públicas e projetos que devam ser discutidos pelo conjunto da sociedade.

“Esse fórum nos dá a oportunidade de democratizar a consciência em relação à questão ambiental que não é e nem pode ser, responsabilidade exclusiva do poder público. O fórum vai percorrer todo o Estado, reunindo-se com lideranças municipais, com a comunidade, com agentes produtivos, enfim, transformando Minas Gerais num grande exemplo de um Estado que cresce, que atrai investimentos e que pensa no futuro e respeita o meio ambiente”, enfatizou.

Crescimento sustentável

Segundo o governador do Estado, a opção de Minas é crescer de forma sustentável, incorporar a dimensão ambiental a todos os projetos, explorar fontes alternativas de energia e ser um modelo nacional de convivência harmoniosa e socialmente justa com as riquezas naturais do Estado.

“Temos experiências valiosas na geração de energia por pequenas centrais hidrelétricas, produção de biocombustíveis, geração de energia elétrica a partir do bagaço de cana, utilização de resíduos da suinocultura, geração de energia a partir de aterros sanitários e de gases siderúrgicos e produção sustentável de carvão vegetal para o complexo siderúrgico. São experiências que nos habilitam a reivindicar atenção especial, nos fóruns mundiais de debate sobre a questão das mudanças climáticas”, destacou.

Solenidade

Estiveram presentes à solenidade, o secretário executivo do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas, Milton Nogueira, o secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas, Fábio Feldmann, o presidente do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa e o secretário executivo da Comissão Interministerial de Mudança Global do Clima, José Domingos González Miguez. O ex-ministro de Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas também participou da cerimônia.

“O maior desafio da humanidade é o crescimento do aquecimento global. O Brasil tem tido uma liderança importante, porém, não suficiente. Há muito o que fazer. Somos o quarto país emissor de gases poluentes no planeta. Faço um apelo para que o Governo de Minas nos ajude a enfrentar essa questão e tenho certeza de que poderemos contar com essa contribuição”, disse o o secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas, Fábio Feldmann.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, destacou a importância da instalação do fórum em Minas Gerais, a exemplo do que acontece em outros estados. “Estamos conjugando esforços do Governo de Minas, da iniciativa privada e da sociedade em prol de uma solução para a questão climática. A partir de hoje, Minas Gerais se situa nesse esforço conjunto”, disse o secretário.

Ações do fórum

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o fórum vai realizar estudos, pesquisas e ações de educação e capacitação; incentivar projetos que utilizem o mecanismo de Desenvolvimento Limpo, a fim de que se beneficiem do “mercado de carbono” decorrente do Protocolo de Kyoto; promover a realização de estudos e pesquisas visando a consolidação de metodologias de monitoramento da mudança global do clima; criar uma infra-estrutura de monitoramento e vigilância de mudança climática;

Serão criadas comissões para estudo e discussão de temas específicos. As primeiras serão: comissão de participação da sociedade; comissão de florestas e carvão vegetal e comissão de aterros sanitários.

As reuniões serão itinerantes para que haja uma real participação da sociedade mineira na discussão dos temas e a primeira deve acontecer ainda neste semestre. O primeiro encontro de trabalho dos integrantes do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas Globais foi realizado na tarde desta quarta-feira (2) , no Palácio dos Despachos.

Integrantes

O Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas Globais é composto por representantes do poder público estadual, de organizações não-governamentais ligadas ao meio ambiente, representantes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Lavras (Ufla), além duas pessoas que irão responder pelo setor produtivo.

Agência Minas

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br