Governador

15h40min - 21 de Novembro de 2014 Atualizado em 16h00min

Governador participa da inauguração do novo Centro de Engenharia da Embraer em Minas

Com investimentos de R$ 2,5 milhões, local foi ampliado e é o único no Brasil fora da sede da empresa, em São José dos Campos, em São Paulo

O governador Alberto Pinto Coelho participou, nesta sexta-feira (21/11), em Belo Horizonte, da cerimônia oficial de inauguração do novo Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer em Minas Gerais (CETE-MG). Com investimentos de R$ 2,5 milhões, o centro foi ampliado e é o único no Brasil fora da sede da empresa, em São José dos Campos, em São Paulo.

A área útil do escritório aumentou de 700 metros quadrados para 1.550 m² e o número total de postos de trabalho cresceu de 100 para 200, segundo a empresa. Hoje, já são 150 profissionais empregados, entre engenheiros, técnicos e pessoal administrativo.

Alberto Pinto Coelho destacou que a expansão da Embraer no Estado integra o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que tem entre suas metas a consolidação de um Polo Aeronáutico no Estado. Segundo ele, além de contribuir para o fortalecimento de uma indústria de base tecnológica, o projeto se insere no esforço do governo de diversificar a economia do Estado.

“O Governo de Minas, ao longo dos últimos anos, buscou o planejamento de longo prazo, pré-requisito para qualquer país ou Estado que tenha compromissos verdadeiros com as futuras gerações”, disse.

Antes da solenidade, o governador visitou as novas instalações e conheceu projetos que estão sendo desenvolvidos pela equipe técnica da Embraer no Centro de Inovação e Tecnologia do Senai/Fiemg, localizado no bairro Horto. Ele também recebeu uma réplica de um modelo de aeronave Embraer.

Áreas de atuação

O diretor do CETE-MG, Mario Lott, fez uma apresentação da equipe e do centro, que atua em três áreas da tecnologia: engenharia aerodinâmica e de cargas, estruturas aeroespaciais e sistemas de simulação e software.

Segundo ele, o principal objetivo do empreendimento é estimular a expansão das atividades aeronáuticas no Estado, assim como o desenvolvimento tecnológico com a finalidade de aumentar a competitividade das empresas mineiras no mercado internacional através da inovação de produtos com valor agregado e serviços de alta complexidade.

“A Embraer precisa crescer em várias áreas onde Minas Gerais é forte, como aeronáutica e engenharia, por exemplo”, disse, exaltando a qualidade da formação de mão de obra no Estado.

O diretor de Engenharia de Aviação Comercial da Embraer, Maurício Almeida, afirmou que a presença da Embraer em Minas é um motivo de orgulho, já que ele é mineiro e trabalhou muitos anos na sede da empresa em São José dos Campos.

“Desde que iniciamos o projeto, em 2011, sempre fomos muito bem recebidos. Esperamos no futuro integrar o Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA), em Lagoa Santa”, disse Almeida, ao agradecer a parceria com o governo do Estado.

O escritório operou provisoriamente a partir de 2011, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTec), instalado em área da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), até ser transferido, em outubro de 2012, para o Centro de Inovação e Tecnologia do Senai/Fiemg.

Marco para Minas

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery, destacou o potencial da economia de Minas, que tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, e também é o segundo estado em exportação.

Nery lembrou que, em 2018, Minas Gerais sediará o encontro bianual do International Council of the Aeronautic Science (Icas), o principal evento internacional do setor de Engenharia Aeronaútica no mundo. Será a primeira vez que um país do Hemisfério Sul sediará o encontro.

“A escolha é um marco para Minas Gerais, que, nos últimos 11 anos, tem investido no avanço da internacionalização do Estado. A realização do evento, fora do eixo Rio-São Paulo, é a confirmação de que a estratégia do Governo de Minas, de ampliar as atividades em setores intensivos em alta tecnologia está no rumo certo”, disse.