Gestão | Governador

19h10min - 24 de Setembro de 2012 Atualizado em 15h27min - 30 de Junho de 2013

Governador participa das comemorações do centenário do Ipsemg

Em solenidade na Cidade Administrativa, Anastasia destacou a importância do Instituto para a prestação de serviços de saúde aos servidores do Estado

O governador Antonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (24), na Cidade Administrativa, das comemorações dos 100 anos de fundação do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), completados no último dia 6 de setembro.

“O Ipsemg, ao longo dos seus cem anos de história, amealhou uma folha de excelentes serviços que foram sendo feitos passo a passo. O hospital, por exemplo, construído ao tempo do governador Israel Pinheiro, é um dos maiores do nosso Estado e está passando por sua primeira reforma depois da inauguração, uma obra que está trazendo mais aprimoramento. A criação do Centro de Especialidades Médicas também foi um grande avanço. Estamos buscando avançar também no processo de melhorias dos serviços”, afirmou o governador.

Anastasia destacou o desafio de uma boa gestão dos serviços de saúde em todo o Brasil e afirmou que, aos poucos, o Instituto vem eliminando gargalos. “Há um esforço muito grande da direção do Ipsemg e do Governo para descentralizar e aumentar a presença no interior, onde há um número maior de servidores do Estado, com um atendimento de qualidade. As dificuldades não são poucas, porque nós cuidamos de saúde, que no Brasil reflete o que eu chamo de demanda infinita, ou seja, há sempre a necessidade de seu aprimoramento”, disse.

O Instituto tem 498 mil segurados da previdência e 37 mil pensionistas, prestando assistência à saúde a quase 880 mil pessoas. A assistência à Saúde figura entre as maiores do ramo no país. Em número de beneficiários, a instituição equivale à 14ª operadora de planos de saúde do Brasil e a segunda maior operadora de planos de saúde de Minas Gerais.

A rede assistencial, composta por serviços próprios e credenciados, está presente no interior e na capital, com 184 hospitais gerais credenciados, 682 clínicas de especialidades, 1.220 médicos, 538 laboratórios e 717 dentistas. O quadro de servidores tem cerca de 5 mil pessoas em todo o Estado, entre os quais, mais de 3 mil ativos do quadro do Instituto, além de terceirizados, estagiários, contratados e médicos residentes.

Anualmente, são realizados mais de 10,8 milhões de procedimentos entre consultas, cirurgias, internações, exames e atendimentos odontológicos. Este ano, a expectativa é de que poderão ser feitos 12 milhões de atendimentos.

“Todos percebem a grandeza do Ipsemg. Os números são expressivos. Eu imagino que há cem anos, quando foi constituído, não se imaginava que o Ipsemg iria alcançar essa complexidade que tem hoje. Desse modo, o início dos festejos do centenário deve ser muito saudado. Quero dar os parabéns aos servidores do Ipsemg, de hoje e de ontem, e estendo também para os que virão no futuro próximo. Mas, mais do que isso, quero felicitar a sua diretoria e todos nós, que somos os beneficiados”, destacou Anastasia.

Atenção à Saúde

O Hospital Governador Israel Pinheiro, conhecido como Hospital da Previdência, iniciou suas atividades em março de 1972. Desde julho de 2009, o Hospital passa por reformas para modernização da área física. As obras da ala A foram concluídas em 2010. Em outubro de 2011, foram iniciadas as reformas das alas B e C. As obras da segunda etapa deverão ser concluídas no primeiro semestre de 2014. O hospital possui 294 leitos de internação.

A presidente do Ipsemg, Jomara Alves, destacou o trabalho que tem sido feito nos últimos anos para melhorar o atendimento. “Saúde não é uma área fácil, mas vários esforços estão sendo feitos. A gente ampliou muito o número de credenciados no Ipsemg, inclusive de médicos, na rede ambulatorial e no próprio hospital para tentar avançar e melhorar o atendimento aos beneficiários”, afirmou.

Jomara Alves disse que a política de recursos humanos tem merecido atenção especial, porque “sem os servidores do Ipsemg não é possível melhorar o atendimento dos beneficiários”.

“Estamos colocando na pauta da Câmara de Coordenação Geral de Planejamento e Finanças um novo concurso para todas as especialidades. Tem um projeto de lei na Assembleia revendo alguns pontos das carreiras dos servidores. Estamos também ajustando o passivo, implantando política de saúde do trabalho. Há uma agenda extensa de melhorias em curso”, explicou.