Social | Trabalho / Social

17h30min - 25 de Maio de 2012 Atualizado em 22h32min - 30 de Junho de 2013

Governador participa do lançamento das Sacolas de Minas

Por meio da reprodução de obras de artistas plásticos, projeto vai beneficiar cidadãos atendidos em instituições filantrópicas de todas as regiões do Estado

governador Antonio Anastasia participou nesta sexta-feira (25), em Belo Horizonte, do lançamento do projeto Sacolas de Minas – Artistas Solidários. Trata-se de uma iniciativa coordenada pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) que conta com uma coleção de sacolas retornáveis com reprodução de obras de dez artistas plásticos mineiros.

As sacolas serão vendidas em supermercados de todo o Estado. Parte da renda será revertida para os programas e projetos sociais do Servas, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos atendidos em instituições filantrópicas, educacionais, unidades da Apae, centros de tratamento de dependentes químicos e unidades de longa permanência para idosos.

“Esse é um evento muito bonito, um evento onde todos ganham. Primeiro, ganha a natureza com a sustentabilidade no momento em que substituímos as sacolas plásticas, que levam tanta poluição à terra e aos mares, por uma sacola artística reciclável. Segundo, ganha o Servas porque recebe recursos vindos da venda dessas sacolas para sustentar as ações sociais a favor dos diversos segmentos carentes. Terceiro, ganhamos todos nós que passamos a fazer compras com a arte ao nosso lado, com essas maravilhosas sacolas que contam com obras doadas pelos artistas. Em nome dos mineiros, eu só posso agradecer”, afirmou o governador.

Para o desenhista e pintor Marco Túlio Resende, um dos artista com obras estampadas nas sacolas, a iniciativa é louvável e atende a uma causa muito justa. “É um projeto inédito e que une uma coisa rara no Brasil que é a iniciativa privada, com o governo e os artistas em prol de uma causa que é absolutamente justa. Nós vamos ter não só pessoas chiques andando nas ruas, usando as sacolas, como teremos também a oportunidade de chegar na casa de amigos e ver uma exposição de arte com as sacolas do artistas”, disse.

O presidente da Amis, José Nogueira, afirmou que o projeto das Sacolas de Minas vai possibilitar, nas suas palavras, ‘unir o útil ao agradável’. “Quando usamos uma sacolas da coleção estamos colaborando com as ações do Servas, com a divulgação da arte e com a preservação do planeta. São sacolas ecológicas, culturais e solidárias”, destacou.

As sacolas contam com obras assinadas pelos artistas solidários Amilcar de Castro, Fernando Lucchesi, Fernando Pacheco, Fernando Velloso, Jorge dos Anjos, Jorge Fonseca, José Octavio Cavalcanti, Marco Túlio Resende, Thais Helt e Selma Weissman. Após o lançamento, o evento se estendeu para shoppings da capital mineira e para o Mercado Central, com performance de artistas e grupos.

O Servas

O Servas promove e executa projetos e programas sociais em Minas Gerais. Tem suas ações voltadas para o apoio a entidades filantrópicas de serviços assistenciais que promovem a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas. Os programas e ações que desenvolve só são possíveis graças a uma rede de solidariedade que reúne o Governo de Minas, prefeituras, entidades de classe, empresas e cidadãos.

“Temos buscado construir parcerias que nos ajudem a contribuir para uma Minas mais solidária, mais justa e mais humana. Esse encontro tem, para todos nós do Servas, um sentido muito especial porque demonstra na prática que o trabalho que desenvolvemos merece a confiança de todos. Que possamos, de alguma forma, permanecer unidos em torno do compromisso de contribuir para a transformação do mundo em que vivemos”, afirmou a presidente do Servas, Andrea Neves.

As ações do Servas são executadas por meio de doações de parceiros, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que podem ser financeiras, diretamente ao Servas ou por meio de leis de incentivo fiscal. Com os recursos obtidos, o Servas faz doações de agasalhos, veículos, eletrodomésticos, mobiliários, eletroeletrônicos, equipamentos de informática, utensílios e alimentos.