22h32min - 19 de Março de 2010 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Governador participa do lançamento de obras da Helibras

O governador Aécio Neves participou, nesta sexta-feira (19), em Itajubá, no Sul de Minas, ao lado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do lançamento das obras de expansão da Helibras, empresa que tem o Governo de Minas como sócio, através da MGI Participações. Durante a solenidade, o governador anunciou a construção de um aeroporto na cidade

ITAJUBÁ (19/03/10) - O governador Aécio Neves participou, nesta sexta-feira (19), em Itajubá, no Sul de Minas, ao lado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do lançamento das obras de expansão da Helibras, empresa que tem o Governo de Minas como sócio, através da MGI Participações. Durante a solenidade, o governador anunciou a construção de um aeroporto na cidade, que irá atender as necessidades de infraestrutura em razão da expansão da Helibras, que passará a fabricar o modelo de helicópteros EC 725, que atenderá as Forças Armadas brasileiras e também outros mercados da América do Sul e da África. O investimento na expansão soma R$ 420 milhões. O Governo de Minas detém 25% das ações da empresa e é sócio dos grupos Eurocopter e Bueninvest.

“Estamos dando início, mais do que a uma nova fábrica, a uma nova fronteira do conhecimento e temos aqui a garantia da tecnologia e dos mercados para a compra que haverão de permitir que muito rapidamente essa nossa fábrica venha a se consolidar como a mais moderna do grupo Eurocopter”, disse Aécio Neves. E anunciou a construção do aeroporto: “o Governo do Estado está em condições, logo que definido a área mais adequada, de iniciar a construção do aeroporto que será vital para que esse empreendimento possa avançar sem qualquer atraso”.

A expansão da Helibras vai duplicar a capacidade de produção da empresa e dobrar também o número de empregos diretos, passando de 300 para 600. A ampliação ocorre em função de um entendimento entre a direção da empresa, o Governo de Minas e o governo federal. O Ministério da Defesa comprará 50 novos helicópteros, no valor de 1,9 bilhão de Euros. A expectativa é que as obras de expansão sejam concluídas em um ano e que, dentro de alguns anos, a Helibras produza helicópteros totalmente brasileiros.

O presidente da Eurocopter, Lutz Bertling, destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas, o governo federal e a empresa. “Esse é um momento muito importante para o grupo e para a Helibras, permitindo que ampliemos a nossa capacidade de produção”, afirmou.

O ministro Nelson Jobim explicou que um acordo com a Eurocopter vai permitir que o mercado africano e da América do Sul sejam atendidos com helicópteros produzidos em Itajubá.

Durante a visita à Helibras, o governador estava acompanhado ainda do presidente do Conselho da Helibras, Jorge Viana, do presidente da empresa, Eduardo Marson, do comandante do Exército, Enzo Martins Peri, do comandante da Aeronátuica, Juniti Saito, da presidente da Anac, Solange Paiva, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso e de vários deputados e senadores.

Aécio Neves recebeu das mãos de funcionários da Helibras uma placa de agradecimento e do prefeito de Itajubá, Jorge Moaullen, um presente, com lembranças de Itajubá, que completa 191 anos nesta sexta-feira .

ETE

Durante a visita a Itajubá, o governador Aécio Neves também entregou as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sapucaí. A Copasa investiu R$ 64 milhões na cidade, na construção da ETE e de redes coletoras, beneficiando 90 mil pessoas.

“Foram investimentos expressivos da Copasa para darmos água de qualidade à população. Somente neste ano de 2010 já inauguramos cinco ETEs em diversas regiões do Estado”, afirmou Aécio Neves.

Na visita à Copasa da cidade, o governador também descerrou placa que marcou a conclusão das obras do aterro sanitário da cidade, construído a partir de uma parceria entre o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, e um consórcio de seis prefeituras. O custo da obra foi de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 594,5 mil do Estado.

O aterro beneficiará as cidades de Itajubá, Piranguinho, Piranguçu, Wenceslau Braz, São José do Alegre e Delfim Moreira, municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí para Aterro Sanitário (Cimasas).

Educação

O governador Aécio Neves também liberou, durante a visita a Itajubá, R$ 1,050 milhão para a reforma e ampliação da Escola Estadual Florival Xavier e R$ 1 milhão para a reforma da Escola Estadual Carneiro Júnior.

No seu último compromisso em Itajubá, o governador visitou a linha de produção e administração da fábrica de sabonetes Higident.