15h06min - 26 de Setembro de 2011 Atualizado em 04h56min - 01 de Julho de 2013

Governo beneficia famílias de Cambuí e Campestre com entrega de 100 casas

CAMBUÍ (26/09/11) - O Governo de Minas promoveu a entrega de mais 100 casas construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG) em duas cidades do Sul do Estado. Por meio do Programa Lares Geraes – Habitação Popular, foram investidos R$ 3,5 milhões na construção de dois conjuntos habitacionais nos municípios de Cambuí e Campestre.

As novas casas no Sul do Estado levam a Cohab à marca de 27.005 casas já entregues a famílias mineiras com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos. Outras 5.484 casas se encontram concluídas ou em construção pela companhia.

As cerimônias de liberação das chaves dos dois conjuntos habitacionais contaram com a presença do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. Também estiveram presentes o presidente da Cohab-MG, Octacílio Machado Júnior; e o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus.

Em Campestre, as chaves das 50 casas do Conjunto Habitacional Loteamento Popular Lázaro Divino Gonçalves foram entregues na noite de sexta-feira (23). Além das unidades construídas pelo Governo de Minas, outras cinco foram entregues pela prefeitura, ampliando o conjunto habitacional para 55 casas.

Aos 67 anos de idade, Lino da Silva Neto é um dos beneficiados pela aquisição da moradia própria. Ele conta que foi perseverante e atendeu a todos os requisitos exigidos durante a seleção de candidatos e no momento de comercialização do imóvel. Lino recorda que saiu da casa dos pais aos 23 anos, quando se casou. Morou em casa cedida por patrões nas fazendas em que trabalhou até 1988, ano em que se mudou para a zona urbana e começou a pagar aluguel. Ele morava com a esposa e cinco netas em uma casa alugada por R$ 250. “Estou mais do que feliz. Um dia não vou poder trabalhar, mas vou ter a minha casa. Essa emoção não é passageira, é para ficar”, falou.

Em seu discurso, Danilo de Castro também ressaltou a importância da casa própria, especialmente para famílias de baixa renda. “Uma casa completa a cidadania de uma pessoa”, disse. Durante a solenidade, o secretário transmitiu também à população “o abraço fraterno do governador Antonio Anastasia” e cumprimentou o presidente Octacílio Machado, a quem elogiou como “um executivo brilhante que passou a integrar o Governo do Estado”. Já o secretário Agostinho Patrus destacou a alegria em voltar a Campestre e anunciou recursos para a reforma de uma praça na cidade.

“Trata-se de uma luta que é compensada pela alegria de vocês”, falou aos mutuários o prefeito Nivaldo Donizete. “Não é uma alegria só de quem recebe as casas, mas também das famílias de Campestre que torceram por essa conquista”, acrescentou. Ainda em seu discurso, o prefeito falou da preocupação da administração com a questão habitacional e comunicou a aquisição de terrenos para construção de mais casas populares. Na solenidade, o prefeito e o presidente Octacílio Machado assinaram protocolo de parceria e cooperação mútua para outro empreendimento de 50 casas.

Cambuí

No sábado (24), o secretário Danilo de Castro, o presidente Octacílio Machado e o prefeito Benedito Antônio Guimenti entregaram as 50 casas do Conjunto Habitacional Colinas do Itaim às famílias de Cambuí. “Dessa vez, pudemos entregar 50 casas, mas vamos continuar trabalhando para entregar mais moradias em Cambuí. Esse é um momento de alegria para nós. Queremos que cuidem bem deste patrimônio que estão recebendo”, disse o prefeito Guimenti.

O mutuário Valdeir Lopes de Souza, 46 anos, expressou a felicidade em receber as chaves de sua nova casa. Ele sempre teve esperança de sair do aluguel e lembra que sua deficiência física foi levada em conta na seleção dos candidatos à compra das casas construídas pela Cohab. “A oportunidade chegou”, comemorou o novo mutuário, que é juiz de rodeios, e hoje usa muletas em consequência de um acidente de trabalho. Valdeir é casado e tem três filhos de 5, 11 e 14 anos. “Moro de aluguel em Cambuí há 20 anos. Agora, vou criar perspectivas para melhorar uma casa que é minha”, conta o mutuário.

Homenagem

Durante a cerimônia de entrega das casas em Cambuí, o presidente da Cohab disse que as portas da companhia estão abertas para que a prefeitura venha assinar novo protocolo de parceria e cooperação mútua. O município concedeu ainda ao secretário Danilo de Castro o Título de Cidadão Cambuiense, outorgado pela Câmara Municipal em 18 de março de 2011. “Fico muito envaidecido com esse título, que levarei no meu currículo. Hoje, nós podemos avaliar que em todos os setores há uma grande obra do Governo de Minas, seja em habitação, na saúde ou infraestrutura”, disse Danilo de Castro, que antes da entrega das casas participou da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade.