17h55min - 28 de Novembro de 2007 Atualizado em 22h17min - 21 de Junho de 2013

Governo certifica o Circuito Turístico do Lago de Irapé

A Secretaria de Estado de Turismo certifica nesta sexta-feira (30) o Circuito Turístico do Lago de Irapé, no Norte de Minas. Assim, o Estado passa a ter 58 circuitos formatados e 43 certificados. A região se destaca pelo patrimônio natural, com grutas e rios, além das diversas manifestações culturais.

GRÃO MOGOL (28/11/07) - A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) certifica nesta sexta-feira (30) o Circuito Turístico do Lago de Irapé, no Norte de Minas. Assim, o Estado passa a ter 58 circuitos formatados e 43 certificados. “Avançamos na descentralização do turismo mineiro, fortalecendo as instâncias de governança regional. O próximo passo é a articulação com outros circuitos da região, para que sejam formatados roteiros turísticos integrados”, explica o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Robson Napier, que presidirá a cerimônia.

O evento acontecerá às 14h, no clube O Garimpeiro, em Grão Mogol, e deve contar com a presença dos prefeitos e vereadores dos cinco municípios que integram o circuito: Berilo, Botumirim, Chapada do Norte, Cristália e Grão Mogol – além de representantes de órgãos municipais e empresários ligados ao segmento.

Importância da certificação

Depois de certificados, os circuitos turísticos são envolvidos em um processo que inclui sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico. “Nosso objetivo é fortalecer os municípios, para que estes possam qualificar os serviços oferecidos, ampliar as opções de roteiros e aumentar o fluxo turístico regional”, afirma Napier.

De acordo com a presidente do Circuito Turístico do Lago de Irapé, Diná Ferreira da Costa, a região tem potencial para o turismo, porém ainda desconhecido. “Com a certificação, será possível fomentar o desenvolvimento desse potencial, transformando-o em produto turístico, gerando mais renda e emprego. E, principalmente, minimizando problemas sociais, marca que o Norte de Minas é conhecido”, ressalta a presidente. Outro ponto importante, segundo Diná, é o fortalecimento do circuito, “porque vamos ter mais oportunidades de conseguir projetos e recursos para a região”, finaliza.

Atrativos da região

A Usina Presidente Juscelino Kubitscheck, hidrelétrica de Irapé, está situada entre os municípios de Berilo e Grão Mogol. Com 208 metros, é a mais alta do Brasil em altura e a segunda da América Latina.

A região se destaca pelo patrimônio natural, com grutas e rios. A cidade de Grão Mogol preserva os prédios históricos, como os sobrados e residências, construídos com pedras, reproduzindo o estilo da arquitetura colonial portuguesa. É destaque a Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos símbolos da cidade, erguida por escravos.

A região também possui diversas manifestações culturais tradicionais, com destaque no mês de dezembro, com as festas natalinas com pastorinhas, folias de reis e corais.