18h27min - 31 de Maio de 2011 Atualizado em 02h07min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas anuncia investimentos de R$ 9,8 milhões no semiárido mineiro

TEÓFILO OTONI (31/05/11) - Com previsão de que o período chuvoso mais intenso na área mineira da Sudene só terá início a partir da segunda quinzena de outubro, o Governo do Estado vai investir neste ano um total de R$ 9,828 milhões nos municípios do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. A liberação dos recursos provenientes da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) foi anunciada nesta terça-feira (31), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, pelo chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Luis Carlos Dias Martins.

Durante encontro com autoridades do Vale do Mucuri, o coronel Martins detalhou o Plano de Contingência para Minimização dos Impactos Provocados pela Seca no Estado de Minas Gerais - Plano de Seca 2011. O evento contou ainda com a participação de técnicos da Ruralminas, Copasa e Emater-MG, que falaram sobre as ações que vêm sendo implementadas na estruturação dos municípios para convivência com os longos períodos de estiagem.

Atualmente, de 188 municípios que compõem a região do semiárido mineiro, 61 estão com decretos de emergência em vigor, em função do baixo volume de chuvas que caíram este ano. Ao fazer um prognóstico meteorológico para o período seco em Minas, o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto Minas Tempo, ressaltou que os períodos de veranico na área mineira do Nordeste vêm aumentando nos últimos anos em virtude do efeito estufa. “A seca vai continuar persistindo por muitos anos, com intensas variabilidades de intensidade. Daí a necessidade de o governo e sociedade civil se organizar para conviver com a seca”, destacou.

Antecipação das ações

Coronel Martins salientou que a iniciativa da Cedec em antecipar as medidas de prevenção contra os efeitos da seca é fruto da decisão do governo de agilizar e uniformizar as ações, levando-se em conta “darmos uma resposta positiva na busca da dignidade humana”. Ele explicou que dos R$ 9,828 milhões destinados ao Plano Seca 2011, mais de R$ 5,5 milhões serão destinados à contratação de 1.075 caminhões pipa para abastecimento das comunidades mais atingidas pela estiagem.

Outros R$ 1,2 milhão serão destinados à compra de 752 cisternas de vinil, cada uma com capacidade para armazenamento de oito mil litros de água. As cisternas serão destinadas às comunidades rurais mais distantes e que enfrentarem maiores dificuldades de abastecimento de água para consumo humano e animal. Passado o período seco, as cisternas serão utilizadas para captação de água das chuvas.

Por outro lado, para assistência às famílias carentes dos municípios mais atingidos pela seca, o Governo do Estado já está concluindo licitação para a compra de 71.596 cestas básicas. “Mesmo sem termos chegado ao período mais critico, que normalmente é registrado a partir de agosto, a Cedec já está fornecendo cestas para os municípios que já têm decretos de estado de emergência. A tendência é de que as necessidades aumentem no segundo semestre, devido à gradativa redução de chuvas”, salientou coronel Martins.

Novas barragens

Aliado às ações preventivas de combate à seca, nos últimos anos o Governo do Estado também tem investido em ações voltadas para possibilitar à população dessas regiões conviverem com a seca sem enfrentar grandes dificuldades econômicas e sociais. É o caso, por exemplo, da implementação ao Programa de Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva.

Nesta terça-feira (31), durante o lançamento do Plano Seca 2011, o assessor da presidência da Ruralminas, Amilton José dos Reis, disse que entre 2009 e 2010 o Estado investiu mais de R$ 7 milhões na construção de 89 barragens e de 912 bacias de captação de água das chuvas. As obras beneficiaram 29 municípios e 5.485 famílias que enfrentavam dificuldades com períodos de estiagem.

Para este ano, Reis revelou que o Estado já tem garantidos investimentos superiores a R$ 5,3 milhões para a construção de mais 45 barragens e de 500 bacias de captação de água das chuvas em 22 municípios dos vales do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas.

O coordenador regional da Emater em Teófilo Otoni, Amadeu Vasques, salientou que o órgão tem implementado vários projetos de orientação dos produtores rurais com relação à convivência com a seca, bem como voltados para a preservação do meio ambiente. Já o gerente da divisão de operação e manutenção da Copasa em Teófilo Otoni, Marcio Benjamim, destacou a importância do Governo em antecipar o planejamento das ações com relação ao Plano Seca 2011, visto que o problema tem se agravado a cada ano.

Média histórica

Dados da Cedec revelam que, entre 2004 e 2010, o número de municípios atingidos pela seca em Minas saltou de 83 para 111 localidades, respectivamente. Entre 2009 e 2010, o percentual de municípios atingidos pela estiagem sofreu aumento de 20,65%. Por outro lado, o número de localidades que decretaram situação de emergência e que foram reconhecidos pelo governo federal aumentou 43% em relação à média histórica de reconhecimentos dos últimos cinco anos. Em 2005, foram reconhecidos 44 decretos de emergência e, em 2010, esse numero saltou para 89 municípios.

Além disso, entre 2007 e 2010 o Governo do Estado aumentou de 182 para 435 o numero de caminhões pipa disponibilizados para atender os municípios atingidos pela seca. Cada localidade foi atendida por uma media de cinco caminhões pipa transportando água para famílias residentes em comunidades rurais e também em áreas urbanas.