21h13min - 05 de Dezembro de 2011 Atualizado em 00h08min - 26 de Junho de 2013

Governo de Minas anuncia investimentos para a microrregião de Araxá

ARAXÁ (05/12/12) - Nesta segunda-feira (5), o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques, visitou Araxá, no Alto Paranaíba, para anunciar investimentos que vão refletir na melhoria da assistência à saúde do município e da região, beneficiando quase 160 mil moradores da microrregião, que conta com oito cidades.

Para a Santa Casa de Misericórdia de Araxá serão destinados R$ 120 mil, por meio de dois convênios que visam à aquisição de novos equipamentos. Além disso, o Estado investirá na construção do novo bloco cirúrgico, valor ainda a ser definido, que ficará pronto até o final de 2012. Lá deverá funcionar o CTI Adulto. No local onde hoje funciona o CTI adulto, deverá ficar alocado o CTI Neonatal.

Em contrapartida aos investimentos do Estado, a prefeitura deverá implantar o sistema de Classificação de Risco na Atenção Primária à Saúde e na Urgência e Emergência. O diretor da Santa Casa, Adair da Silva, afirma que a implantação do programa no município é de fundamental importância e que sem a parceria do Estado, não conseguiria concluir as obras do hospital.

Já na Instituição Casa do Caminho de Araxá, foi assinado convênio no valor de R$ 100 mil reais para aquisição de equipamentos hospitalares. Outra instituição contemplada foi a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama), com o valor de R$ 149 mil para custeio das ações. Além disso, o secretário Antônio Jorge demonstrou interesse em transformar a Fama em Centro Viva Vida de Referência Secundária. “A intenção é criar o aparato necessário às gestantes de alto risco. Também pretendemos estruturar a rede de assistência desde a Atenção Primária”, conclui.

O superintendente regional de Saúde, Carlos Farah, afirmou que os investimentos feitos em Araxá vão refletir em toda a macrorregião Triângulo do Sul, inclusive, desafogando a demanda do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, anunciou que pretende transformar o município em uma referência em serviços de saúde prestados para toda a região.

Na solenidade, também foram anunciados investimentos na Santa Casa de Campos Altos e também na Associação dos Doadores de Sangue de Santa Juliana.