15h58min - 06 de Junho de 2011 Atualizado em 02h26min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas anuncia prioridade na reforma de escola estadual em Alto Rio Doce

ALTO RIO DOCE (06/06/11) - Promover a interação e aproximação entre escola, alunos e Estado. Essa foi a tônica da mensagem passada pelo chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Luis Carlos Dias Martins, aos 41 alunos da Escola Estadual São José, em Alto Rio Doce, na Zona da Mata. Durante a ocasião, o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE), anunciou caráter de prioridade para reformas na escola.

O grupo esteve na instituição na sexta-feira (3) após a realização de uma gincana promovida pela escola com o tema “Preservar faz a diferença”, nos dias 27 e 28 de maio. Segundo a coordenadora do projeto, professora Simone Dias, a gincana constituiu-se de um torneio de inteligência, capacidade de organização e trabalho em equipe. “Trabalhamos com o objetivo de que cada equipe descobrisse as vantagens de cooperação entre elas, além de desenvolver a habilidade e a criatividade de cada um”, disse.

Como forma de premiar a equipe vencedora, o Gabinete Militar do Governador apoiou a visita do grupo às instalações do órgão na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e ao complexo da Praça da Liberdade, Museu das Minas e do Metal, Mineirinho, Pampulha e Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Para o coronel Martins, ex-aluno da escola, essa foi uma oportunidade para momentos de conhecimento e reflexão sobre a história de Minas Gerais.

Ao final do evento, o oficial ressaltou a importância da escola em sua vida e ainda deixou um recado para as crianças e adolescentes. “Dediquem-se aos estudos, para que vocês possam fazer o melhor para a sociedade e para vocês mesmos”, afirmou em coro com a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, que também estudou em escola pública.

Rejane da Silva Damasceno, 13 anos, aluna do 8º ano, garante que a viagem superou suas expectativas. “Tive a oportunidade de conhecer lugares maravilhosos. Quando voltar para minha cidade, poderei passar o que vi para meus amigos”, disse.

Ao final da visita, os alunos receberam kit´s temáticos. Livros foram doados pelas Secretarias de Estado de Cultura, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Educação, de Turismo e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) para o acervo da biblioteca da instituição.

Prioridade

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, anunciou, durante a visita, prioridade de atendimento à Escola Estadual São José. Os recursos serão destinados à reforma e a construção de uma quadra poliesportiva.

Segundo o diretor da escola, José Maria de Lima, as obras necessárias na reforma consistem em reparações na rede física, elétrica e hidráulica. Muito emocionado, o diretor disse que o anúncio é a realização de um sonho antigo. “É o começo de uma grande realização que irá beneficiar não só os alunos, mas toda comunidade de Alto Rio Doce”, disse. A escola foi construída na década de 1960 e hoje recebe cerca de 1.200 estudantes.