Economia / Desenvolvimento

16h07min - 27 de Maio de 2010 Atualizado em 09h56min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas apoia expansão da ArcelorMittal em Monlevade

BELO HORIZONTE (27/05/10) - A ArcelorMittal vai assinar, em breve, protocolo de intenções com o Governo de Minas formalizando a realização de investimentos da ordem de R$ 2,395 bilhões, que permitirão a empresa dobrar a capacidade produtiva da usina de João Monlevade, na região Central do Estado, passando das atuais 1,2 milhão de toneladas/ano de aço bruto para 2,4 milhões de toneladas/ano.

O plano de expansão foi detalhado, na tarde dessa quarta-feira (26), ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, pelo presidente de Aços Longos Américas, Gerson Alves Menezes; o presidente de Aços Longos América Central e do Sul, Augusto Espeschit de Almeida e pelo vice-presidente de Finanças, Marcos Afonso Maia, em reunião na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

A decisão mostra que Minas Gerais está na rota dos investimentos do grupo, que já sinalizou a importância do país para os negócios da empresa e vê sinais claros de crescimento sustentável no setor de aços longos para os próximos anos, salientaram os executivos.

Ao ressaltar a importância do investimento, o secretário Sérgio Barroso explicou que o Estado só tem a ganhar. “São centenas de novos empregos que serão criados, com ampliação da receita tributária e geração de inúmeras oportunidades de negócios, confirmando a vocação de Minas para a recepção e execução, com sucesso e retorno garantido, dos grandes projetos na área da siderurgia”, frisou o secretário.

Bastante otimista com as perspectivas da economia mineira, Sérgio Barroso revelou que os investimentos anunciados para o período 2003 a 2010 contabilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) somam R$ 210,6 bilhões, gerando 452 mil empregos diretos em 2.473 projetos. Apenas na área da siderurgia, segundo ele, os investimentos totalizam R$ 19,4 bilhões em 20 projetos com a geração de quase 18 mil postos de trabalho.

Lembrou que o Governo de Minas continua atento aos investimentos que agregam valor ao seu parque industrial. O secretário Sérgio Barroso prometeu aos executivos da ArcelorMittal empenhar-se no sentido de auxiliar a empresa na condução de seus entendimentos com outras áreas de governo envolvidas nas negociações em torno do plano de expansão, a fim de que ele possa ser executado dentro do cronograma previsto.

Detalhes da expansão

Os investimentos de US$ 1,2 bilhão se destinam à implantação de uma nova sinterização, com capacidade para 2,3 milhões de toneladas/ano, um novo alto-forno, para 1,12 milhão de toneladas/ano para duplicação da produção atual de gusa e de uma terceira linha de laminação, de 1,15 milhão de toneladas/ano para dobrar o volume de produção de fio-máquina para 2,3 milhões de toneladas/ano. A usina também duplicará a capacidade de produção da aciaria, que atingirá 2,4 milhões de toneladas de tarugos por ano quando entrar em operação.

Maior siderúrgica do mundo e grande e tradicional produtor de aços longos em Monlevade, a empresa informou que as obras de expansão estão sendo retomadas neste mês e têm prazo de conclusão previsto para dois anos. O start up está previsto para 2012. Iniciada em 2008, a expansão foi suspensa com a eclosão da crise financeira mundial no último trimestre daquele ano e realizadas apenas obras civis de preparação para duplicação.

No pico dos trabalhos, segundo a ArcelorMittal, as obras vão empregar até seis mil trabalhadores. A expansão da empresa contribuirá para o incremento na arrecadação tributária de cerca de R$ 200 milhões por ano, a partir de 2014, quando a usina estiver em plena operação.

Usina

A ArcelorMittal Monlevade  é a única usina integrada da ArcelorMittal Aços Longos, que faz parte do Long Carbon Americas (LCA). Atua principalmente no mercado de aços para a fabricação de fio-máquina, processado para a produção de cordoalhas para reforço de pneus (steel cord), molas helicoidais e fixadores para a indústria automobilística, entre outros.

A unidade está situada na cidade de João Monlevade, a 110 Km de Belo Horizonte. A região tem grande concentração de indústrias siderúrgicas e boa malha ferroviária e rodoviária que a liga aos principais mercados e pontos de escoamento de produção no país.

A usina utiliza minério de ferro extraído da Mina do Andrade, a 11 km de distância de Monlevade e também pertencente ao grupo ArcelorMittal. A unidade conta com Sinterização, Alto-Forno, Aciaria LD, Lingotamento Contínuo e Laminação. A produção é destinada ao mercado nacional, clientes internacionais e trefilarias da ArcelorMittal Aços Longos. A empresa tem hoje cerca de 1.300 empregados diretos.

A ArcelorMittal Brasil é uma das principais siderúrgicas da América Latina, com presença destacada nos setores de aços longos e planos ao carbono. É responsável por aproximadamente 10% da produção total de aço do grupo ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, com 280 mil empregados em mais de 60 países.