12h43min - 23 de Agosto de 2012 Atualizado em 15h27min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas apresenta resultados da Pesquisa por Amostras de Domicílios 2011

Sondagem é a única do Brasil com esta dimensão e detalha a fundo a realidade sócio-econômica do Estado, segundo as divisões regionais

O Governo de Minas, por meio da Fundação João Pinheiro e do Escritório de Prioridades Estratégicas, apresentou nesta quinta-feira (23), os primeiros resultados da edição 2011 da Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD). Este ano, os principais destaques foram na área de trabalho, com redução expressiva do índice de desemprego, e da saúde, com um salto também na percepção pessoal dos entrevistados neste tema.

A pesquisa é realizada a cada dois anos e teve sua primeira edição em 2009. Os dados coletados são transformados em informações que subsidiam o planejamento, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, considerando as peculiaridades regionais.

Na edição 2011, foram investigadas as características dos domicílios e de seus moradores, os rendimentos e gastos, além dos temas de saúde, educação e trabalho. As três primeiras áreas citadas, além do tema empreendedorismo estão em fase de análise. Os resultados para estes temas serão divulgados em novas publicações.

A sondagem apurou que a população de Minas é estimada em 19.593.358 pessoas e que a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) abriga 24,9% da população do Estado, o que a coloca como a terceira região metropolitana mais populosa do país.

Informação regionalizada é destaque

Comparada às fontes nacionais de informação, como o Censo do IBGE, realizado a cada dez anos, e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a PAD é única pesquisa que permite a análise regional de dados no intervalo entre estas pesquisas. Além disso, a sondagem dispõe de mais flexibilidade para a definição dos temas abordados, em função dos interesses dos formuladores de políticas e da realidade mineira.

Para a coordenadora técnica da pesquisa, Nícia Souza, estes são os dois grandes diferenciais do PAD. “Fazer diagnósticos, sistematizar a informação, ver as potencialidades de cada região, isso tudo é muito importante. Ter uma pesquisa com a possibilidade de inserir quesitos e pesquisar temas do interesse do governo é de um grande apoio à elaboração de políticas públicas”, avalia.

Segundo Nícia, as subdivisões do Estado e sua extensão se beneficiam do acompanhamento das diferenças regionais. “Minas tem 853 municípios. Antes, dependíamos do Censo para ter algumas informações, mas ele é decenal, e não tem tantos detalhamentos das regiões. A PAD tornou-se fundamental para o Estado pensar sua intervenção no território segundo as necessidades regionais”, observa.

De acordo com a subsecretária do Escritório de Prioridades Estratégicas e coordenadora do Núcleo de Avaliação, Análise e Informação, Gláucia Macedo, o PAD 2011 tem outra vantagem sobre as demais sondagens, que é a extensão de sua amostra rural, de 17%. “Este é um número muito relevante. Neste caso, pesquisadores foram até propriedades rurais das mais isoladas do Estado”, explica.

Segundo Gláucia, o Escritório de Prioridades Estratégicas está desenvolvendo uma estratégia de divulgação dos resultados internamente e prevê o treinamento de agentes do Estado na utilização eficiente destes dados, para planejamento, monitoramento e avaliação.

A PAD tem representatividade para as 12 mesorregiões do estado, para as dez regiões de planejamento e também para as regiões urbanas e rurais do Grande Norte (conjunto das regiões de planejamento Norte, Jequitinhonha/Mucuri e Rio Doce). Nesta edição, a amostra foi composta por 18 mil domicílios, distribuídos por 428 municípios.

Confira nos links abaixo os principais resultados da pesquisa em diversas áreas.

Saúde tem melhora na percepção pessoal, segundo a PAD 2011

Levantamento indica que taxa de desemprego caiu quase pela metade entre 2009 e 2011

Pesquisa da Fundação João Pinheiro confirma universalização do ensino entre jovens mineiros