Economia / Desenvolvimento

19h01min - 28 de Fevereiro de 2011 Atualizado em 07h38min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas assina protocolos de intenções no valor de R$ 61 milhões

Dois novos protocolos de intenções, com previsão de investimentos no valor de R$ 61 milhões e geração de mais de 800 empregos, foram assinados pelo Governo de Minas, por meio do Indi, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), visando à implantação de unidades industriais da Abrãao Industrial Ltda. e da Scientific Dental.

BELO HORIZONTE (28/02/11) - Dois novos protocolos de intenções, com previsão de investimentos no valor de R$ 61 milhões e geração de mais de 800 empregos, foram assinados pelo Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), visando à implantação de unidades industriais da Abrãao Industrial Ltda. e da Scientific Dental.

O protocolo da Abraão Industrial Ltda., no valor de R$ 60 milhões, tem o objetivo de implantar uma unidade industrial no município de Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para produção de fraldas descartáveis, absorventes, lenços umedecidos e cosméticos. Serão implantadas também uma segunda unidade para produção de copos descartáveis e uma terceira unidade para produção de nutrição para animal de pequeno porte.

A previsão é de que serão gerados 550 empregos diretos e 300 indiretos. Estima-se um faturamento, ainda este ano, de R$ 45 milhões. A partir de 2013, este valor deverá atingir os R$ 125 milhões.

O diretor da Abraão Industrial Ltda., Antônio Rodrigues, lembrou que a empresa, do Grupo Bem-Estar, foi fundada em 22 de junho de 1998, em Belo Horizonte. As atividades consistiam basicamente na fabricação manual de fraldas descartáveis em uma pequena máquina caseira. Atualmente, produz fraldas descartáveis (infantis e geriátricas), absorventes e lenços umedecidos na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

“Fomos para o Rio de Janeiro em busca dos benefícios fiscais da Lei Rosinha, mas estamos voltando para Minas Gerais em busca do mercado regional e da parceria com o governo estadual para modernizar nossa produção e aumentar a produtividade”, explicou o empresário para acrescentar que “a parceria é fundamental para o pequeno e médio industrial”.

Antônio Rodrigues observou que há uma previsão de crescimento de 30% no mercado de fraldas geriátricas com a inclusão do produto no programa Farmácia Popular. “Nosso desafio agora é preço e qualidade”, destacou.

Já a Sicentific Dental irá investir na implantação de uma fábrica de produtos médicos e odontológicos, em Sete Lagoas, a partir de transferência em tecnologia da empresa francesa Trophy, maior fabricante de produtos com a marca Kodak. A empresa irá investir R$ 1,35 milhão e irá gerar 25 empregos diretos.

Segundo o diretor da empresa, Clovis Vilanova, desde 2006 a Scientific Dental iniciou o processo de modernização de radiografias, fazendo com que as mesmas deixem de ser analógicas e passem a ser digitais. “Estamos investindo em Sete Lagoas por acreditarmos no crescimento do município e principalmente, por termos a oportunidade de envolvermos todo o centro tecnológico local e aproveitarmos a mão de obra do município”, explica.

O presidente do Indi, José Frederico Álvares, acredita que “Minas Gerais possui diversos ativos, como o próprio crescimento de sua economia, que precisam ser explorados”. Acrescentou ainda que “por sermos reconhecidos pela nossa excelência em gestão, os empresários depositam uma confiança muito grande em nós, o que é muito favorável na atração de investimentos para o Estado”.

O projeto de implantação da fábrica em Sete Lagoas foi iniciado em junho de 2010 e a previsão de conclusão é para junho deste ano. “Todos os produtos fabricados a partir da tecnologia da Trophy serão monitorados pela própria Trophy, que preza pela qualidade de todos os produtos desenvolvidos com sua marca”, afirma Clovis Vilanova.

O faturamento estimado para 2011 é da ordem de R$ 1,9 milhão, R$ 4,2 milhões para 2012 e R$ 6,9 milhões a partir de 2013. A Scientific Dental é uma empresa sediada em Belo Horizonte e que, desde 2005, atua no segmento odontológico, quando adquiriu a maior empresa de filmes do Brasil.