14h51min - 29 de Julho de 2013 Atualizado em 15h00min

Governo de Minas capacita educadores para aplicação da tecnologia como recurso pedagógico

Professores e diretores da rede estadual de educação aprendem sobre a importância do uso dos laboratórios de informática para a melhoria do ensino

Conhecer a realidade dos laboratórios de informática das escolas estaduais e dialogar com os educadores sobre a importância do uso da tecnologia como recurso pedagógico. Esses são os objetivos da equipe da diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação, da Secretaria de Estado de Educação, que vem visitando as Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Durante as visitas, são realizados encontros com os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) das regionais, diretores de escolas estaduais e com os demais servidores das Superintendências. Em cada reunião, é discutida a importância dos educadores participarem dos cursos promovidos pelos NTEs e da utilização dos laboratórios de informática. Durante as viagens também são visitadas escolas estaduais da regional.

“Percebemos com essas visitas que os professores e diretores foram amadurecendo a ideia do uso da tecnologia como recurso pedagógico. Tivemos de discutir de forma bem aberta alternativas quanto ao uso dos laboratórios”, afirma a diretora de Tecnologias Aplicadas à Educação, Leyde Lelise Barbosa Caldeira.

Desde 2012, foram visitadas 18 Superintendências Regionais de Ensino e mais de 200 escolas estaduais. No segundo semestre de 2013, as visitas terão continuidade.

Núcleo de Tecnologia Educacional

Todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) têm um NTE. Os núcleos são formados por técnicos de suporte e pedagógico, que promovem cursos e oficinas, dando suporte tecnológico, acompanhando e avaliando os projetos pedagógicos das unidades escolares relacionadas à jurisdição da SRE.

Entre as atribuições dos técnicos de suporte está a manutenção dos equipamentos de informática, apoio e coordenação de eventuais serviços de terceiros, com o objetivo de assegurar a implementação da rede física das escolas. Já os técnicos pedagógicos devem fazer com que as escolas da Superintendência possam utilizar as Tecnologias Educacionais para a melhoria da qualidade do ensino, através de monitoramento, apoio e controle das atividades realizadas nas escolas.