Copa do Mundo

21h12min - 28 de Abril de 2011 Atualizado em 08h12min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas celebra obras em dia no Mineirão e esforço dos operários

BELO HORIZONTE (28/04/11) - Cerca de 400 pessoas, entre operários e convidados, comemoraram, nesta quinta-feira (28), os “100 Dias em Dia” da terceira e principal fase de obras de modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). São 100 dias de trabalho que colocam Minas Gerais à frente das outras sedes da Copa de 2014 no Brasil, com o cumprimento rigoroso do cronograma da Fifa.

Durante o encontro, batizado de “Tropeirão no Mineirão”, foi oferecido almoço especial, com o tradicional tropeiro, em comemoração também ao Dia do Trabalhador. Estiveram presentes os secretários de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, e de Esportes e da Juventude, Braulio Braz; o presidente do Comitê Municipal Executivo da Copa 2014, Tiago Lacerda; e representantes da empresa Minas Arena, responsável pelas obras.

Barroso parabenizou os operários. “Parabéns a todos que estão escrevendo esse novo capítulo da história do estádio, que hoje dá exemplo ao Brasil por estar em dia com a agenda de 2014. Vocês estão trabalhando no projeto de um dos maiores estádios do país, que sediará encontros memoráveis. Estamos na torcida para, quem sabe, ser o palco de abertura da Copa”, disse.

O secretário Braulio Braz elogiou o evento. “Essa confraternização se reveste de um significado especial. Ao mesmo tempo em que é uma comemoração pelos 100 dias do início das obras de modernização do Mineirão, é a comprovação de que o Governo do Estado de Minas Gerais vai além do cumprimento rigoroso de todos os compromissos assumidos com a Fifa para a realização, em Belo Horizonte, de partidas da Copa do Mundo de 2014”, comentou.

O diretor presidente da Minas Arena, Ricardo Barra, também comemorou o marco dos 100 dias de trabalho, reforçando toda a complexidade da obra. “Trata-se de um projeto bastante sofisticado e emblemático. Com muito esforço e dedicação atingimos essa nova marca, o que nos dá muita tranquilidade para seguir adiante. Estamos confiantes em nossa equipe, que é rigorosamente treinada. Me orgulho muito de participar desse projeto, com muito entusiasmo. É como se fosse minha primeira obra”, disse. Ele destacou, ainda, a qualidade do trabalho e a segurança, fatores tão importantes quanto o cumprimento do cronograma.

Mãos a obra

Nas quatro tendas que foram montadas na parte externa do Mineirão para a realização do almoço, também foi apresentada uma exposição de fotos, denominada “Mãos a obra”, com imagens dos trabalhadores e das obras. As 40 fotografias mostraram detalhes captados durante a realização das obras e o dia a dia dos operários, protagonistas do encontro.

Márcio Lúcio Pereira, 54 anos, que trabalha no estádio como armador, classificou a função atual como a mais importante de seu histórico profissional, de 34 anos. “Com certeza, essa é a maior obra que eu já participei. Trabalhei durante 10 meses na construção do Mineirinho, em 1979, mas nem se compara com o que eu tenho aprendido com esse trabalho no Mineirão. Eu recebo hoje treinamento em prevenção de risco, que não existia 30 anos atrás”, relatou.

O mestre de obras Valdomiro Cordeiro Missena, 47 anos, reiterou a grandiosidade do projeto de modernização do Mineirão, do qual faz parte desde janeiro deste ano. “No pico da obra, vamos ter aqui dois mil empregados. É uma amostragem muito grande. Cheguei a coordenar, no máximo, 500 pessoas no passado. Agora, lidamos com novas exigências, como certificação ambiental e normas de segurança do trabalho. A realidade hoje nos obriga a ampliar conhecimentos”, ressaltou.

Para a comemoração do “Tropeirão no Mineirão” foram necessários 260 quilos de tropeiro, que consumiu 200 ovos, 60 quilos de arroz, 20 quilos de feijão, 20 quilos de linguiça, 30 quilos de lombo, 12 quilos de toucinho e 12 quilos de bacon, além de 300 litros de suco.

Ritmo acelerado

As obras no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), seguem em ritmo acelerado, cumprindo rigorosamente o calendário. As máquinas avançam do lado de fora do estádio e cerca de 50% da área externa já foi demolida para a construção da esplanada multiuso, que vai circundar todo o estádio. Também estarão localizados nesse novo espaço, por exemplo, o novo estacionamento coberto.

Dentro do estádio, a antiga geral, a arquibancada inferior, lojas, escritórios e bares já foram derrubados. Cerca de  95% da demolição interna estão concluídos e em torno de 25% das escavações para sustentação da nova arquibancada foram realizadas. As escavações podem variar de 4 a 12 metros de profundidade, uma vez que o Mineirão está situado em um terreno inclinado. Após a perfuração, os tubulões, como são chamadas as perfurações, são preenchidos com aço e concreto, formando pilares bastante rígidos que sustentarão a nova estrutura.

As fundações também serão o passo seguinte na área externa. Essas estruturas sustentarão a futura esplanada. Ao mesmo tempo em que serão feitas essas escavações do lado de fora, serão realizados os trabalhos de terraplenagem. O Mineirão foi construído em área íngreme, mas o nivelamento do terreno permitirá melhor aproveitamento do espaço abaixo da esplanada.

Atualmente 300 operários trabalham no Mineirão, todos devidamente capacitados. Um canteiro de obras também foi construído. No local, funcionam o escritório, refeitório, centro de convivência dos operários, vestiários, banheiros, almoxarifados e depósitos. Na medida em que as contratações crescerem, as instalações do canteiro serão ampliadas. O pico será no início de 2012, com dois mil funcionários.

“O Mineirão será o primeiro estádio pronto para a Copa. Faremos a reinauguração no dia 31 de dezembro de 2012 e isso vai nos credenciar a ter papel importante na Copa das Confederações em 2013 e também na Copa do Mundo Fifa Brasil em 2014”, concluiu o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso.