17h48min - 25 de Maio de 2012 Atualizado em 03h31min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas cria força-tarefa para estudar tremores de terra em Montes Claros

Mobilização da Defesa Civil Estadual envolve universidades, instituto japonês e o governo federal

Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), já solicitou ao governo federal a liberação de recursos financeiros para a reconstrução de casas que sofreram danos em consequência de temores de terra que ocorreram nesta semana em Montes Claros. A União também está sendo acionada pelo Governo do Estado no sentido de auxiliar a realização de estudos sobre os problemas que tem ocasionado os tremores de terra no Norte de Minas que, nesta semana, já contabilizaram cinco abalos. O tremor mais forte, registrado sábado (19), atingiu 4,5 pontos na escala Richter.

Em outra frente de atuação o Governo do Estado, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vão intensificar os trabalhos de investigação dos problemas geológicos que tem causado os tremores de terra no Norte de Minas. As ações serão intensificadas a partir do próximo mês, quando o Governo de Minas deverá assinar acordo de cooperação técnica com o Instituto de Desastres Naturais do Japão (Icharm).

Outra iniciativa do Governo do Estado viabilizará também a realização de treinamentos de equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeirose da Polícia Militar quanto à preparação de equipes para atuação em casos de desastres naturais. O trabalho que já vem sendo implementado pelo Governo do Estado em parceria com a universidade japonesa de Nagoya, será estendido em caráter emergencial ao Norte de Minas, conforme entendimentos iniciados nesta semana pela Cedec.

As ações do Governo do Estado foram anunciadas nesta sexta-feira (25), em Montes Claros, pelo secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, tenente-coronel PM Fabiano Villas Boas, durante encontro com lideranças, integrantes dos comandos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e técnicos da UNB. A professora de geofísica e coordenadora interina do Observatório Sismológico da UNB, professora Mônica Giannoccaro Von Huelsen ressaltou que aliado ao trabalho da Cedec “não há motivo para a população se alarmar”.

A professora explicou que o subsolo do Norte de Minas é geologicamente estável, pois o Brasil está localizado no meio de uma placa tectônica. No caso de Montes Claros, 23 tremores já registrados desde 1995 variam de intensidades fracas a moderadas, resultados de acomodações de terra. Os estragos causados em residências atingiram imóveis que não possuem boa infraestrutura, conforme constatou equipes da Defesa Civil que estão na cidade desde sábado passado.

Na opinião de Mônica Giannoccaro, os abalos sísmicos registrados no Norte de Minas provavelmente são decorrentes de falha geológica existente no subsolo, o que começará a ser investigado já a partir desta semana, com a instalação de estações provisórias de monitoramento em diversas partes do município.

Ações

O tenente-coronel, Fabiano Villas Boas destacou que desde o dia 19 de maio o Governo do Estado mantém equipe de técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil em Montes Claros avaliando os danos causados por tremores de terra. Os técnicos já vistoriaram cerca de 80 imóveis, dos quais 16 já foram considerados impróprios para a permanência de moradores. Em virtude dessa situação, as famílias foram transferidas para outras casas ou residências de parentes, enquanto que apenas seis pessoas foram remanejadas para abrigo mantido pela Prefeitura.

“Por orientação do governador Antônio Anastasia a Cedec e demais órgãos do Governo do Estado estão tomando todas as providencias necessárias para auxiliar a população atingida pelos tremores. Por outro lado, já mobilizamos universidades e o Instituto de Desastres Naturais do Japão, com o objetivo de identificar os problemas que tem causado os abalos sísmicos em Montes Claros” – salientou o secretário-executivo da Defesa Civil de Minas.

Estação

A compra de equipamentos para a instalação definitiva de uma estação sismográfica em Montes Claros já foi iniciada por parte do Governo do Estado. Recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) foram repassados para a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que, através de licitação internacional, adquiriu os equipamentos no México. A empresa pediu prazo de cinco meses para a entrega do material que, ainda neste ano, substituirá os equipamentos que a UNB está instalando em caráter provisório.

Nesta sexta-feira, em Montes Claros, o secretário-executivo da Cedec em Minas, técnicos da UNB, do Corpo de Bombeiros e da Unimontes visitaram residências atingidas pelos tremores de terra na Vila Atlântida, em Montes Claros. Além de avaliar os estragos, os técnicos mantiveram contatos com moradores oportunidade que repassaram orientações para não voltar a ocupar as residências enquanto não forem reconstruídas.