Gestão

16h51min - 14 de Dezembro de 2011 Atualizado em 21h30min - 26 de Junho de 2013

Governo de Minas discute avanços e desafios do atendimento eletrônico ao cidadão

O Governo de Minas aumentou em mais de 200% a interatividade dos serviços eletrônicos ao cidadão nos últimos três anos. Dos 1.200 serviços oferecidos nos canais web, pouco mais de 250 (21%) já podem ser iniciados e concluídos por meio da internet. Isso significa que mais cidadãos mineiros  foram atendidos de forma mais ágil em 2011, em comparação a 2008.

BELO HORIZONTE (14/12/11) - O Governo de Minas aumentou em mais de 200% a interatividade dos serviços eletrônicos ao cidadão nos últimos três anos. Dos 1.200 serviços oferecidos nos canais web, pouco mais de 250 (21%) já estão no nível transacional, ou seja, podem ser iniciados e concluídos por meio da internet. Isso significa que mais cidadãos mineiros enfrentaram menos filas e foram atendidos de forma mais ágil e confortável em 2011, em comparação a 2008.

Esse e outros avanços no atendimento ao cidadão foram apresentados, nesta quarta-feira (14), durante o 7° Encontro de Gestores dos Canais de Atendimento Eletrônico, que reuniu os gestores da informação eletrônica no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

Organizado pela Superintendência Central de Governança Eletrônica, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o evento contou com palestras sobre as melhores práticas no atendimento ao cidadão em 2011; a importância dos canais eletrônicos para a prestação de serviços nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs); a acessibilidade na web e os desafios para o futuro.

Os participantes discutiram a integração e interação entre os canais de atendimento: internet, LigMinas e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). A coordenadora adjunta de Gestão das UAIs, Fernanda Girão, mostrou como o primeiro contato do cidadão com o governo, por meio dos canais eletrônicos, pode favorecer o atendimento de qualidade nas unidades.

Situação que justifica o esforço para que os serviços por meio da web, LigMinas e Fale Conosco sejam confiáveis e completos. “Em 2008, quase 75% do atendimento online era apenas informacional, ou seja, o cidadão conseguia apenas saber quais documentos levar e onde entregá-los. Hoje, apenas 35% estão nesse nível básico, enquanto que 44% já são interativos, em que parte do serviço pode ser feito pela internet e 21% estão no nível transacional, em que tudo é resolvido virtualmente”, explicou o diretor da central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico, Damião Rocha.

E como um governo, eletrônico ou presencial, deve atender a todos, os gestores conheceram os cuidados essenciais para que os serviços online possam ser acessados também por pessoas com necessidades especiais. O assunto foi abordado pelo consultor da W3C no Brasil, Reinaldo Ferraz, na palestra “Acessibilidade na Web”.

A W3C é um consórcio internacional que tem como objetivo pesquisar, padronizar e divulgar as melhores práticas para o desenvolvimento de sites acessíveis a todos, inclusive a pessoas com necessidades especiais auditivas, visuais e motoras. Seu escritório brasileiro foi fundado em 2007 por iniciativa do Comitê Gestor da Internet (CGI) no país.

Olhando para os avanços em 2011, os gestores dos canais de atendimento eletrônico compreenderam ainda que as conquistas melhoraram a agilidade e qualidade dos serviços – mas, ao mesmo tempo, fizeram surgir novos desafios. Por isso, já começaram a discutir a integração das informações de atendimento, o uso mais efetivo das redes sociais (web 2.0) e o incremento dos serviços do Governo de Minas por meio das plataformas móveis (telefones celulares, tablets e notebooks). “Isso tornará a prestação de serviços ainda mais eficiente”, anunciou o superintendente de Governança Eletrônica, Rodrigo Diniz.