18h53min - 26 de Abril de 2013 Atualizado em 04h25min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas discute melhorias para a saúde pública de Caratinga

Durante visita ao município do Leste do Estado, o secretário Antonio Jorge se reuniu com gestores e autoridades locais

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, visitou, nesta sexta-feira (26), a cidade de Caratinga, no Leste do Estado. A visita teve como objetivo verificar como está a saúde pública no município e região.

O secretário participou de uma coletiva de imprensa na qual explicou os motivos de sua visita. “Estamos iniciando hoje um profundo estudo na organização da saúde aqui em Caratinga. Claro que devemos ter um olhar cuidadoso para a Atenção Primária. Porém, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora precisa de várias obras, é um hospital que produz muito do ponto de vista administrativo em função do cenário institucional da cidade e que vem mantendo o maior índice de atendimento da região, só isso o credencia pra que tenha de nós da Secretaria de Estado de Saúde toda a atenção do seu avanço. Nós temos necessidade de expandir os leitos de UTI Neonatal. O planejamento é que a UTI tenha no mínimo dez leitos. A UTI Adulto precisa ter no mínimo 20 leitos e estamos trabalhando para alcançar essa meta”, afirmou.

O prefeito Marco Antônio Ferraz ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado para os municípios. “Falo em nome dos prefeitos da microrregião eu não falo só por Caratinga. Saúde publica atualmente se faz de uma forma regional. Não se consegue fazer políticas para a saúde pública individualmente, como se fazia no passado. Agradeço ao secretario pela presença aqui, porque ele sabe das nossas dificuldades por meio de relatórios. A presença dele aqui, hoje, é a prova de que o Governo Estadual anda de mãos dadas com os municípios mineiros. Aqui, somos vários prefeitos de diferentes partidos, mas as diferenças foram deixadas de lado em prol da população mineira. O Estado está investindo em Caratinga e veremos muitas mudanças com relação a saúde no município e em toda nossa região”.

Após a coletiva, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora foi visitado pelo secretário. No local, Antônio Jorge se reuniu com a diretoria da unidade de saúde e ficou a par das dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde e pela atual administração de Caratinga para oferecer uma saúde de qualidade à população.

Atenção primária

Municípios como Bom Jesus do Galho, Entre Folhas, Imbé de Minas, Inhapim, Piedade de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Ubaporanga, Vargem Alegre, Vermelho Novo e Santa Rita de Minas apresentaram as dificuldades de seus respectivos municípios e se mostraram contentes com o Governo do Estado por beneficiar suas cidades com ações efetivas de combate à dengue e sempre visando a qualidade do atendimento ao cidadão que necessita do Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário reforçou a importância da reestruturação da atenção primária e anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (29), a SES irá começar a implantar o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), que irá beneficiar os municípios que fazem parte do consórcio.

Participaram da visita os deputados federais, Paulo Abi Ackel e Mauro Lopes, as gerentes da Unidade Básica de Saúde Santa Zita, Ana Elza e Luciana Monteiro, o secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, o prefeito de Caratinga, Marco Antônio Ferraz Junqueira, o secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Caratinga (Cismirecar), Reinaldo Ferreira Franco, o provedor do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Sérgio Luiz Souza Ribeiro, o vice-provedor do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Geraldo Magela de Araújo, o administrador do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Claúdio de Oliveira Paiva, e o presidente do Conselho da Administração do Hospital Nossa Senhora auxiliadora, Bispo Dom Emanuel.