Economia / Desenvolvimento

19h18min - 26 de Novembro de 2007 Atualizado em 14h46min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas discute potencial econômico do Vale do Rio Doce

GOVERNADOR VALADARES (26/11/07) - O Governo de Minas está investindo em infra-estrutura no Estado, mas, se não houver investimento das empresas, não será possível a geração de empregos e renda de maneira sustentada a longo prazo. O alerta é do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda, nesta segunda-feira (26), em Governador Valadares, na abertura do seminário ‘Oportunidades de Investimento Privado no Vale do Rio Doce’. Ele e outros quatro secretários estão na cidade para encontros com empresários e lideranças regionais para discutir a atração de projetos privados para a região.

O encontro tem como foco avaliar oito dos setores de maior importância econômica para a região: Gemas e Jóias, Feldspato, Fruticultura, Carne Bovina, Silvicultura, Piscicultura, Turismo e Laticínios. O encontro é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

“O Governo de Minas tem dado prioridade à redução das desigualdades regionais. Algumas microrregiões do Vale do Rio Doce têm padrões de desenvolvimento similares a locais mais carentes do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, regiões onde já promovemos seminários semelhantes. O Governo do Estado está disposto a ouvir e formular, em parceria, as políticas de desenvolvimento”, disse o secretário Marcio de Lacerda.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, apresentou levantamento do zoneamento ecológico-econômico da região, onde mostra as condições favoráveis da terra e do clima. Entretanto, segundo o secretário, ainda é necessário desenvolver “o potencial produtivo e humano para aproveitar ao máximo as oportunidades do agronegócio”, constata.

A preocupação com a sustentabilidade também foi enfocada no primeiro dia do seminário. “O Governo de Minas quer apoiar a atração de novos investimentos que se desenvolvam de maneira sustentável, bons para a economia e que não prejudiquem o meio ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, falou sobre os esforços do Estado para atingir o equilíbrio fiscal e as metas previstas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) para os próximos anos. Já o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, mostrou a necessidade de aprimorar a mão-de-obra e defendeu a importância de os produtos mineiros seguirem padrões internacionais de qualidade para que melhor possam ter melhor competitividade.

O prefeito de Governador Valadares, José Bonifácio Mourão, destacou investimentos importantes para toda a região, como a Hidrelétrica Baguari, usina que terá capacidade de geração de 140 MW e que está em construção no Rio Doce. Lembrou que ainda há muito potencial a ser explorado nas economias locais.

O encontro termina nesta terça-feira (27), com a avaliação de diversas cadeias produtivas.