16h27min - 13 de Maio de 2009 Atualizado em 05h37min - 07 de Junho de 2013

Governo de Minas doa terreno para o Centro de Extensão da Feluma

O Governo do Estado doou à Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), em Lagoa Santa, um terreno para implantação do Centro de Extensão da Fundação. O vice-governador Antonio Anastasia participou do lançamento da pedra fundamental do Centro, que inclui a construção do hospital-escola.

BELO HORIZONTE (13/05/09) - O Governo de Minas está doando à Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um terreno com área de 357.798m², situado no Bairro Várzea, para implantação do Centro de Extensão da Fundação. O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou do lançamento da pedra fundamental do Centro, que inclui a construção do hospital-escola, nesta quarta-feira (13).

“O terreno é uma seção do Governo de Minas, aprovada pela Assembléia Legislativa. Vamos ter aqui a melhoria do ensino e este é um campus de extensão, ou seja, além do ensino, nós vamos ter também atividades a favor da comunidade, de assistência e inclusão social. A Feluma é uma das instituições mais sérias e respeitadas do ensino superior em Minas Gerais”, afirmou o vice-governador.

No Centro de Extensão da Feluma serão instalados um Ambulatório Integrado de Atenção à Saúde e Educação, dirigido ao público em geral, onde funcionarão o Centro Especializado de Hebiatria e o Centro de Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas e Inclusão Escolar; um Ambulatório de Atenção aos Dependentes Químicos; um Complexo de Ensino Superior, para desenvolvimento da cultura, do lazer, da produção social e da cidadania, aberto ao público; e o Hospital-Escola de Lagoa Santa.

Esse hospital destinará 10% de suas vagas para bolsas acadêmicas integrais e promoverá a implementação do Programa de Internato de Saúde Coletiva - Internato Rural, no município de Lagoa Santa e cidades vizinhas que manifestarem interesse.

Para a concessão das bolsas acadêmicas, o Estado, conjuntamente com a Feluma, fixará critérios para a seleção dos alunos, levando em consideração a situação socioeconômica dos bolsistas, de modo a resguardar a prevalência do interesse social.

Consta na Lei 17699 2008, de 04/08/2008, que trata da doação, que o imóvel reverterá ao patrimônio do Estado se, a qualquer tempo, a partir da data da lavratura da escritura pública de doação, a Feluma deixar de cumprir quaisquer das obrigações firmadas no Projeto de Implantação do Centro de Extensão da Fundação ou se, findo o prazo de três anos contados da mesma data, não tiver sido dada ao imóvel a destinação prevista.

Participaram da solenidade no terreno doado à Feluma o presidente da Fundação, Wagner Eduardo, o prefeito de Lagoa Santa e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Rogério Avelar, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho, o deputado federal Rafael Guerra e os deputados estaduais Fábio Avelar e Wander Borges.