Copa do Mundo

13h36min - 06 de Dezembro de 2011 Atualizado em 07h28min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas e CDL irão capacitar lojistas para Copa

BELO HORIZONTE (06/12/11) - Preparar lojistas para a Copa da FIFA das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, além de tornar o comércio como mais um atrativo, focando em projetos de capacitação, como o Programa Menor Aprendiz, são os objetivos do acordo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), na noite dessa segunda-feira (5), na sede da CDL.

“O nosso intuito é incentivar os lojistas para participarem efetivamente das Copas. O envolvimento da sociedade, assim como o de micros, pequenas, médias e grandes empresas, é essencial para o nosso sucesso. A capacitação de pessoal é, certamente, o legado mais importante que deixaremos para Belo Horizonte e Minas Gerais”, informa o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso.

O secretário Sergio Barroso assinou o acordo juntamente com o presidente do CDL, Bruno Falci. Um dos destaques do documento é o incentivo para a contratação de menores aprendizes pelas empresas voltadas para a preparação da Copa e de órgãos certificadores internacionais para avaliar quais empresas estão aptas a receber os turistas durante os eventos mundiais. Além disso, a Secopa se comprometeu a ser parceira de programas do CDL, como o “Minuto da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014”, “Guias, Roteiros e Selo Minas”, “Programas de capacitação e receptivo”.

“Vamos integrar ações para alavancar o turismo de Belo Horizonte que, além de ser uma atividade econômica, significa desenvolvimento social para toda a cidade. Portanto, preparando lojistas e o comércio em geral, podemos assegurar a qualidade dos serviços que serão prestados durante os eventos mundiais”, explica Bruno Falci, presidente da CDL.

Os comerciantes terão informações sobre transporte, áreas especiais delimitadas durante os eventos, mobilidade e exigências da FIFA principalmente para marcas concorrentes. “Até 2014, pretendemos realizar uma série de reuniões e eventos com o intuito de envolver o setor privado nos preparativos e realização das Copas em Minas Gerais”, afirma Mariana Bahia, assessora de Relações Institucionais da Secopa.

Estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Belotur, Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Estrada Real.