19h17min - 08 de Novembro de 2011 Atualizado em 12h11min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas e empresariado discutem a Inovação no Estado

BELO HORIZONTE (08/11/11) - O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, apresentou, nesta terça-feira (8), aos empresários presentes na 27ª Inforuso, o papel do Governo de Minas na consolidação da Inovação como estratégia de mercado. Organizado pela Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu-MG), o evento abordou experiências inovadoras de sucesso na moda, na gestão da informação e em diversos outros negócios.

Na abertura da Inforuso, o secretário destacou a inserção do Estado na sociedade do conhecimento, por meio do apoio ao desenvolvimento do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Cabe ao governo ajudar na organização do setor, por meio da capacitação e qualificação de profissionais e da construção do ambiente físico necessário para que a iniciativa privada possa contribuir na geração de empregos, riquezas e oportunidades”, afirmou.

Além da criação de centros de PD&I como apoio ao setor de TIC, o secretário apontou a ampliação da rede de CVTs e Telecentros - que deve estar presente em 100 municípios mineiros até 2012 – e sua transformação em polos de educação à distância. Os espaços irão qualificar profissionais em áreas demandadas pelo Estado. “Nós temos que estabelecer a nossa própria competência para a inovação de modo a promover o desenvolvimento tecnológico de Minas. É preciso criar a cultura da inovação”, lembrou.

Capital nacional de TIC

Durante os debates, o secretário falou do projeto do Governo de Minas de transformar Belo Horizonte na capital nacional de TIC. “A região metropolitana de Belo Horizonte já conta com cerca de 2 mil empresas atuando com TIC, gerando aproximadamente 15 mil empregos. O projeto BH 2022 é uma resposta ao esforço que o setor de TIC tem feito para colocar Minas Gerais como protagonista na implantação e inserção do Brasil na sociedade do conhecimento. Contudo, esse desafio deve ser dividido entre o governo, a sociedade e o empresariado”, destacou.

Experiência da Inovação

Durante todo o dia, os participantes da Inforuso tiveram a oportunidade de conhecer experiências de sucesso de inovação nos diversos setores. O estilista mineiro Ronaldo Fraga proferiu palestra sobre tecnologia e inovação em design de moda. Entre os convidados internacionais, a arquiteta de Gestão do Conhecimento da Nasa, Jeanne Holm, falou sobre sua experiência no uso das mídias sociais para disponibilizar informações sobre missões realizadas e sua atuação na campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos.

Ao apresentar o cenário da TIC em Minas Gerais, o presidente da Sucesu-MG, Marcos Calmon, apontou a dificuldade dos profissionais em demonstrar para os líderes das empresas a importância do uso das mídias sociais, como o Facebook, para o sucesso dos negócios. Para 2012, Calmon anunciou a realização do primeiro Inforuso Academics, evento que reunirá todas as universidades mineiras para debater a inovação no setor da educação. A Sucesu-MG pretende oferecer, ainda, cursos à distância e de pós-graduação voltados para a gestão de negócios dentro do mercado de TIC.

Além do secretário Narcio Rodrigues, a equipe da Sectes presente na 27ª Inforuso contou com a superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação Ambiental, Déa Fonseca; e com o coordenador dos Arranjos Produtivos Locais de Software e Eletroeletrônicos, Osmar Aleixo. As palestras foram realizadas no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre o evento no endereço http://www.inforuso.com.br/