12h03min - 09 de Julho de 2012 Atualizado em 10h51min - 27 de Junho de 2013

Governo de Minas entrega certificados à primeira turma do Chefs do Amanhã

Programa desenvolvido pela SEEJ, em parceria com o Servas, Feam, CMRR, TJMG e Senac, qualifica profissionais em auxiliar de cozinha

Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), por meio da Subsecretaria da Juventude, entregou, na última sexta-feira (06), certificados aos formandos da primeira turma do programa Chef`s do Amanhã 2012. O programa é desenvolvido pela SEEJ, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), e do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Rede é a palavra do momento e está ajudando a melhorar a vida das pessoas. A vida de gente como vocês, que agora, qualificados, têm oportunidade de um emprego melhor. Por meio do trabalho em rede, conseguimos desenvolver o Chefs do Amanhã. Parcerias tão importantes que resultaram num programa exitoso que, futuramente, beneficiará ainda mais jovens”, declara Gabriel Azevedo, informando que a ação será implantada no recém inaugurado Point Barreiro e nas futuras instalações do Centro de Referência da Juventude, em Belo Horizonte.

O curso teve por finalidade qualificar profissionais, com idade entre 18 e 29 anos, moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em auxiliar de cozinha. Para isso, foram ministradas, por profissionais do Senac, 15 aulas teóricas e 45 práticas, com carga horária total de 200 horas/aula.

A professora do Chefs do Amanhã e instrutora do Senac, Clarice Rangel, explica que o curso foi dividido em cinco etapas. A primeira, chamada de garde manger – nome em francês que significa guardião da comida – ensinou aos jovens sobre preparo e cortes de legumes e comidas frias. A segunda foi o garde manger carnes, onde aprenderam sobre corte, selamento e preparação de carnes. Saucier foi a terceira fase, quando foram elaborados molhos básicos como caldo de carnes e a base de tomate, e a quarta, a entremetier, enfatizou as massas frescas e os pratos principais. A quinta e última fase, a confeitaria, fez com que os novos “chefs do amanhã” botassem a mão na massa para aprender tortas, bolos, bases de chocolate e bombons.

“Muitas vezes os chefs de cozinha não conseguem uma boa comunicação com seus auxiliares, porque esses iniciantes não aprenderam a linguagem usada nas cozinhas profissionais. Por isso, além de conhecerem o passo-a- passo para elaboração de pratos, esses alunos saem do curso sabendo os termos técnicos utilizados no mercado gastronômico, suas etapas e divisões”, destaca a professora.

Eliane de Sena, de 29 anos, estudante da Escola Estadual Menino Jesus de Praga, na região de Venda Nova, conta que o curso foi bem completo. “Sei começar e finalizar um prato e me sinto bem preparada pra trabalhar. Vou levar estes ensinamentos para o resto da vida”, relata a jovem, que já recebeu proposta de emprego de um restaurante do bairro de Lourdes.

Para facilitar a vida dos formandos do programa, o gestor de gastronomia do Senac, Edson Wander Puati, informa que a instituição disponibiliza o Banco de Oportunidades - um serviço de encaminhamento para empregos. E as notícias são animadoras. “A demanda é muito maior que a procura e posso afirmar que esses alunos do Chefs do amanhã já estão praticamente empregados”, afirmou.

Aulas

Nas aulas, os jovens aprenderam sobre elaboração de pratos básicos utilizando técnicas específicas das áreas de legumeria, açougue e cozinha quente, bem como conceitos e boas práticas de logística, higiene e manipulação. Juntamente com o curso de auxiliar de cozinha, foram oferecidos cursos complementares nas áreas de pães, roscas e biscoitos; pizzas; preparo de bolos e tortas; quitandas tradicionais mineiras; salgados e canapés; bombons e trufas.

Amanda Oliveira, 18 anos, que mora no bairro Conjunto Felicidade, em Belo Horizonte, diz que aprendeu inclusive a posição certa dos alimentos na geladeira. “E já coloquei em prática. No mesmo dia que tive a aula cheguei em casa e fui arrumando tudo. Crus, semi-crus, semi-prontos e prontos, essa é a divisão certa e na minha casa estava tudo bagunçado. Minha mãe colocava até panela dentro da geladeira, e isso aprendi que não pode”, disse.

Para a mãe da garota, a cozinheira Amarilis de Jesus Oliveira, de 41 anos, o curso foi uma grande oportunidade na vida da filha. “Jovem não pode ficar dentro de casa sem fazer nada. Agora Amanda está empolgada e que fazer outros cursos na área”, conta Amarilis.

Voltado também à sustentabilidade, o Chefs do Amanhã apresentou aos alunos receitas baseadas no aproveitamento integral dos alimentos, com destaque para o salpicão de casa de melancia, pão de casca de abóbora e requeijão e farofa de talos.

Novas turmas

Em agosto, a SEEJ abrirá 20 vagas para curso de auxiliar de cozinha e a previsão é que, ainda no segundo semestre, outras 40, só que de pizzaiolo e cozinha mineira, sejam disponibilizadas. Criado em 2008, o Chefs do Amanhã já capacitou mais de 1400 pessoas.