Infraestrutura | Governador

18h57min - 11 de Outubro de 2013 Atualizado em 19h03min

Governo de Minas entrega nova obra viária no município de Sarzedo

Acesso ao terminal metropolitano de integração recebeu investimentos de R$ 7,8 milhões; cidade receberá, ainda, nova escola estadual

A melhoria da mobilidade urbana é um dos assuntos mais debatidos atualmente no Brasil. Estudos apontam que investimentos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população. Nesse contexto, o município de Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu, nesta sexta-feira (11), uma obra viária que irá contribuir para a melhoria da mobilidade dos moradores. O governador Antonio Anastasia esteve na cidade e entregou a variante, na MG-040, com acesso ao terminal metropolitano de integração de Sarzedo. O Governo de Minas investiu R$ 7,8 milhões na construção do trecho de 1,2 quilômetro.

O governador, em seu pronunciamento, disse que a obra vai ajudar para a melhoria da qualidade de vida da população, não apenas de Sarzedo, mas de toda a região.  “Estamos resgatando um compromisso. Mas não contentes de realizar apenas essa obra da variante, tão demandada, estamos construindo, ao lado do viaduto, o terminal metropolitano. São mais R$ 8 milhões ali colocados, para dar conforto e ainda mais segurança para os cidadãos de Sarzedo e região, que precisam se locomover e sabemos que a questão hoje de locomoção, de transporte, é sempre uma prioridade”, destacou Antonio Anastasia

Variante

A obra faz parte do programa Caminhos de Minas, do Governo do Estado, que tem o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 243 trechos, beneficiando diretamente 308 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

O Caminhos de Minas também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

O prefeito de Sarzedo, Werther Rezende, afirmou que a obra vai possibilitar maior integração entre os municípios da região e facilitará o acesso. “Quero agradecer ao senhor, governador, pela atenção, carinho e sensibilidade que teve com o povo de Sarzedo, trazendo essa grande obra, que vai desenvolver ainda a nossa região. Estamos a com a obra pronta e ela vai mudar muito a vida não só de Sarzedo, mas das cidades vizinhas, pois vai viabilizar mais as pessoas passarem por Sarzedo”, afirmou o prefeito.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) será contemplada com 12 obras do Caminhos de Minas, totalizando 260,3 quilômetros de novas rodovias. O programa vai possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O trecho vai beneficiar diretamente a população de Sarzedo (28.625 habitantes), melhorando o fluxo de veículos na cidade, além de facilitar o acesso ao terminal metropolitano de integração que está sendo construído.

Com investimentos de R$ 8,3 milhões do Governo do Estado, o terminal metropolitano de integração de Sarzedo está sendo construído, no bairro Santa Rosa de Lima, às margens da MG-040. Quando em funcionamento, deverá receber diariamente cerca de 18 mil pessoas, sendo cerca de seis mil passageiros nos horários de pico, distribuídos por 87 viagens, de acordo com estudos realizados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

A obra faz do programa Terminais Metropolitanos de Integração, lançado em janeiro deste ano, com investimentos previstos de R$ 187 milhões para a implantação de 13 terminais na RMBH. O programa visa melhorar o transporte público de passageiros e aumentar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte, reduzindo o tempo de viagens e encurtando as distâncias.

Serão dez terminais novos e três reformados: Contagem, nos bairros Darcy Ribeiro, Cidade Industrial e São Joaquim; Vespasiano, bairro Nova Pampulha (próximo ao bairro Morro Alto); Santa Luzia, no bairro São Benedito; Ribeirão das Neves, em Justinópolis e no bairro Jardim Colonial; Ibirité, bairro Vila dos Pinheiros; Sarzedo, bairro Santa Rosa de Lima. Em Belo Horizonte, será construído o Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar e modernizados três (Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária, que se transformará em um terminal central de BRT).

Investimento em educação

Outro tema muito debatido pela sociedade é o investimento em educação como forma de colocar o Brasil no patamar dos países mais desenvolvidos do mundo. De acordo com o governador, investir em educação é um dos principais compromissos do Governo de Minas. Por isso, Anastasia anunciou a construção de uma escola estadual na cidade.

“Como vir a Sarzedo e não trazer mais uma notícia boa? E essa notícia é a construção de uma escola estadual. Quero dizer que é uma escola estadual no valor de R$ 5 milhões, a mais moderna, exatamente para dar cada vez mais garantias da melhoria da educação em nosso Estado”, afirmou o governador Anastasia

Também participaram da solenidade em Sarzedo o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), José Elcio Monteze; parlamentares e diversos prefeitos da região.