20h55min - 28 de Abril de 2010 Atualizado em 14h04min - 28 de Junho de 2013

Governo de Minas entrega Prêmio Comunicador do Futuro

BELO HORIZONTE (28/04/10) - O Governo de Minas entregou, nesta quarta-feira (28), em Belo Horizonte, o II Prêmio Comunicador do Futuro. Criado em 2008, a premiação tem o objetivo de estimular a reflexão dos futuros profissionais da Comunicação Social e é dividida em três áreas: ensaio fotográfico, texto jornalístico e peças publicitárias.

Os trabalhos da segunda edição foram desenvolvidos de acordo com a temática do prêmio em 2009: “Água, fonte inesgotável?”. O objetivo foi levar os estudantes de comunicação social a refletirem sobre os problemas ambientais e as práticas inovadoras voltadas para o uso sustentável dos recursos hídricos.

Durante a solenidade de entrega dos certificados aos vencedores de cada categoria, o subsecretário de Comunicação Social do Governo de Minas, Sérgio Esser, destacou que o prêmio tem o objetivo de valorizar a comunicação social. “A comunicação tem uma função relevante e estratégica no Governo de Minas. A premiação mostra o reconhecimento que o governo dá à formação de novos profissionais”, destacou Esser.

Na segunda edição do prêmio o número de inscritos dobrou em relação à primeira edição. Em 2008 foram 82 estudantes, já em 2009 foram 168 inscritos nas três categorias.

Os primeiros lugares de cada categoria receberão R$ 5 mil, os que ficaram em segundo R$ 3 mil e os em terceiro R$ 2 mil. Além da premiação em dinheiro, os trabalhos vencedores em primeiro lugar, em cada uma das categorias, serão também publicados em jornais de grande circulação em Minas Gerais.

Satisfação

O estudante do 8º período de publicidade e propaganda da Faculdade Estácio de Sá, em Juiz de Fora, Diego Siqueira de Souza, foi o primeiro lugar na categoria peças publicitárias com a peça “Ufa! Era só uma mangueira dobrada”. “O prêmio mostra que o governo se importa com a educação das universidades e ações como esta nos incentiva a nos aprimorarmos sempre”, destacou o futuro publicitário.

Também vencedora, mas na categoria texto jornalístico, a jornalista Bárbara Consuelo Câmara, que na época do prêmio era estudante da Faculdade Unidas do Norte de Minas (Funorte), em Montes Claros, destaca que o prêmio é a certeza de que o jornalismo é muito gratificante.

“O Jornalismo está a serviço das pessoas e é uma ferramenta de inclusão social”, destacou o 1º lugar com a matéria “A história de Messias e Zelita: exemplo de consciência e dedicação”, que fala de uma família de Porteirinha, no Norte de Minas, que sobrevive com pouca água e prova que, mesmo assim, o recurso ainda pode ser preservado.

Responsável pela orientação dos três primeiros lugares da categoria texto jornalístico, o professor Elpídio Rodrigues da Rocha Neto, da Funorte, afirmou que é fundamental que o governo incentive a produção acadêmica. “O prêmio é uma experiência profissional para esses alunos e o nosso papel é incentivar a participação de nossos alunos em prêmios como o do Comunicador do Futuro”, disse.

Após a solenidade de premiação, os vencedores de cada categoria realizaram uma visita técnica a Subsecretaria de Comunicação do Governo de Minas que é formada pelas Superintendências de Imprensa e de Publicidade.

Comissão

Formada por profissionais de cada uma das categorias do prêmio, a comissão julgadora do II Prêmio Comunicador do Futuro foi integrada pelo secretário de Estado de Cultura, Washington Mello, e pelos publicitários José Luiz Silva, Levi Carneiro e Antônio Morais; pelos fotojornalistas Valdez Maranhão, da Associação de Repórteres Fotográficos de Minas (Arfoc Minas), Maurício de Souza e Elmo Alves; e pelos jornalistas Hiram Firmino e Fátima de Oliveira, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Para conhecer os trabalhos dos vencedores de cada categoria e ter mais informações sobre o prêmio acesse www.premiocomunicadordofuturo.com.br.