18h31min - 24 de Abril de 2008 Atualizado em 07h32min - 28 de Junho de 2013

Governo de Minas entrega viaturas para combater crimes contra o meio ambiente

A Polícia Militar de Meio Ambiente, os escritórios regionais do IEF e os gerentes de unidades de conservação receberam, durante o 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), 97 viaturas entre caminhonetes, caminhões, Fiat Uno e motocicletas. Objetivo é integrar ações para garantir a segurança da fauna e flora.

BELO HORIZONTE (24/04/08) - A integração da Polícia Militar com o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) tem resultado em avanço nas ações para proteger a natureza e garantir a segurança da fauna e flora em Minas. Como parte do convênio entre os órgãos, foi entregue nesta quinta-feira, durante o 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), no Expominas, à Polícia Militar de Meio Ambiente, aos escritórios regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no interior e aos gerentes de unidades de conservação estaduais 97 viaturas entre caminhonetes, caminhões, Fiat Uno e motocicletas.

Modernização

De acordo com o tenente Geraldo Cardoso, adjunto da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, o Governo do Estado tem investido na modernização e capacitação da Polícia Militar de Meio Ambiente. Ele informou que os militares dos 140 grupamentos existentes nos 853 municípios mineiros passam por treinamentos constantes para atuarem nas cinco fases em que o policiamento ambiental atua: fauna, flora, recursos hídricos, mineração e licenciamento.

“A tropa da PM de Meio Ambiente é hoje uma das mais bem treinadas do país. Todos trabalham devidamente equipados com coletes, pistolas, e outros materiais de primeira linha, como o sistema de comunicação utilizado atualmente.”

Participação no Combio

O estande de 250 metros quadrados que a Polícia Militar de Meio Ambiente ocupa nesta edição do Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), em Belo Horizonte, explica uma das maiores preocupações da corporação atualmente: o futuro. Mesmo atuando no dia-a-dia para combater o crime ambiental com o atendimento de ocorrências, as ações da PM têm um propósito maior: garantir a preservação do meio ambiente para as futuras gerações. É com essa missão que o órgão também se dedica a dar palestras sobre educação ambiental nas escolas do Estado, orientando crianças e jovens sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

“Temos uma importante missão hoje que só será sentida a longo prazo. Nossas ações envolvem a fiscalização dos recursos ambientais para evitar a degradação que já ocorre no planeta hoje. Controlamos a pesca predatória, o uso irregular dos recursos hídricos, combatemos os incêndios florestais e o tráfico de animais silvestres e exóticos, mas é fundamental as ações de prevenção e conscientização das pessoas”, ressalta o tenente Geraldo Cardoso.

E é pensando nisso que a PM Ambiental é uma das atrações do 2º Combio, que acontece até o dia 27 de abril, no Expominas. O objetivo é mostrar aos participantes do evento a atuação da PM junto aos órgãos que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) no Estado, além de dar dicas sobre preservação. No estande, o público pode conhecer as atividades desenvolvidas pela PM por meio de vídeos institucionais e ainda por um labirinto que leva o visitante aos equipamentos de última geração, viaturas e armamentos utilizados pelos militares. Quem passa pelo estande pode ainda participar do concurso organizado para escolha do nome do mascote da PM Ambiental, votando em um dos nomes: Ecolino, Florestinha, Silvestrinho ou Abinha.

Dicas

As campanhas são outro instrumento da Polícia Militar de Meio Ambiente para se evitar os crimes ambientais e incentivar a população na defesa e proteção da biodiversidade mineira. Segundo o tenente Cardoso, as campanhas costumam ser específicas para cada público, como, por exemplo, para comunidade de pescadores, para se evitar a pesca predatória.

Para a população em geral, tenente Cardoso indica algumas ações simples para o cotidiano, mas eficazes para preservação ambiental, como não desperdiçar água durante o banho ou na escovação dos dentes, optar pelo transporte coletivo para diminuir a emissão do gás poluente dos veículos, adotar a sacola ecológica na hora das compras, além de denunciar a existência de criação ou cativeiro de animais silvestres ou exóticos ou qualquer outra ação predatória contra os recursos ambientais no Estado.