Minas por Região
Educação

18h40min - 26 de Março de 2013 Atualizado em 13h40min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas expande PIP para redes municipais da RMBH e região Central

Programa de Intervenção Pedagógica é um dos responsáveis pelo bom desempenho da educação mineira em indicadores nacionais como o Ideb

Um dos mais importantes projetos de melhoria da educação do Governo de Minas, o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), chegará, neste ano, a escolas da rede municipal da região Central, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesta terça-feira (26), 129 dos 846 municípios que aderiram ao programa participaram, na capital, de evento que marcou a expansão do PIP e reuniu mais de 300 educadores, secretários municipais de educação, prefeitos e gestores públicos.

Durante a abertura do encontro, o vice-governador Alberto Pinto Coelho parabenizou os municípios mineiros que aderiram ao PIP e destacou a importância desses gestores municipais na articulação com foco no ensino de qualidade em todo o Estado. “É uma parceria em que um programa que já colocou Minas Gerais em destaque no ensino básico, agora irá se estender às redes municipais, abarcando 850 mil alunos que terão uma qualidade melhor no ensino fundamental”, destacou o vice-governador.

A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, afirmou que essa articulação do Estado com os municípios vai proporcionar um avanço na qualidade da educação, além de possibilitar a troca de experiências entre as redes de ensino. “Essa parceria é a condição para o sucesso. Temos a adesão de quase 100% dos municípios. Os mineiros construíram uma compreensão clara de que o futuro passa por nossa parceria. É importante que nenhuma escola tenha o nível abaixo do recomendável nos exames mineiros (Programa de Avaliação da Alfabetização e Programa de Avaliação da Rede pública de Educação Básica) e nas avaliações nacionais. A rede estadual também poderá melhorar o seu desempenho a partir do contato com os projetos que as redes municipais desenvolvem”, disse a secretária.

Representando o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o vice-prefeito Délio Malheiros falou sobre o bom desempenho da rede estadual mineira no Ideb e a contribuição que ela pode dar aos municípios. “Belo Horizonte tem acompanhado o aumento desses índices e a melhoria da qualidade do ensino. Essa parceria que está sendo feita significa uma parceria em prol daquilo que mais precisamos avançar em nosso país, que é a educação”, ressaltou.

Alunos beneficiados

Somente na rede estadual, o PIP já beneficia cerca de 1,3 milhão de estudantes em mais de três mil escolas. Com a expansão para escolas das redes municipais, outros 850 mil estudantes serão beneficiados. As equipes municipais do Programa vão atuar em 1.258 escolas e beneficiar 277 mil estudantes da região Central. Em Belo Horizonte, 62 mil estudantes de 163 escolas municipais serão atendidos pelo programa.

As equipes municipais trabalharão com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica. A Secretaria de Estado de Educação ofereceu às prefeituras toda metodologia para a implantação do Programa, incluindo, além de capacitações, material de apoio. Cada secretaria municipal de educação ficou responsável por definir os profissionais que vão atuar no Programa nas escolas municipais.

Capacitações no Estado

Até o dia 27 de março, serão capacitados 1.750 educadores das equipes municipais dos 846 municípios. As capacitações começaram dia 18/3 em seis regiões: Centro, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Sul, Norte e Triângulo. No total, mais de 6,7 mil escolas municipais vão contar com o programa a partir da capacitação das equipes.

Acompanhamento e resultado

Criado em 2007, o PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas estaduais para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino. Com o Programa, as escolas da rede estadual conseguiram elevar a qualidade da alfabetização dos estudantes.

De acordo com os números do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), em sete anos (de 2006 a 2012), o percentual de estudantes que sabem ler, escrever, interpretar e fazer síntese em um padrão considerado recomendável praticamente dobrou. Em 2006, eram 48,65%. Já em 2012 esse percentual foi de 87,3%. O índice entre estudantes de redes municipais foi de 73,6% no ano passado.

O bom desempenho apontado pelo Proalfa na rede estadual é confirmado pelo resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ano base 2011, apurado pelo Ministério da Educação. Minas Gerais é, entre as redes estaduais brasileiras, a unidade da federação que está em 1º lugar nos anos iniciais, com Ideb 6,0, ultrapassando a meta estabelecida para a rede estadual em 2011, de 5,7. Em 2007, esse índice era de 4,9. O índice 6 do Ideb é considerado pelo MEC como referência em países desenvolvidos, sobretudo daqueles que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Novas etapas da intervenção

Desde que foi criado, o PIP atuou de forma intensa nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas estaduais. Devido aos bons resultados apresentados nos últimos anos, o Programa foi ampliado em 2012 para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos) nas escolas estaduais.

Atualmente, a equipe do PIP conta com mais de 2,3 mil profissionais, atuando no órgão central da Secretaria, em Belo Horizonte, e nas sedes de cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Esses educadores visitam as escolas, trabalham com os diretores e gestores escolares, visitam as salas de aula, identificam alunos de baixo desempenho e trabalham com eles.

O acompanhamento das escolas acontece de acordo com a necessidade. Escolas com resultados mais baixos nas avaliações educacionais recebem um acompanhamento mais frequente, com visitas semanais. Só em 2012, foram feitas quase 50 mil visitas de profissionais da educação em escolas da rede estadual.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato