Economia / Desenvolvimento

19h52min - 10 de Junho de 2011 Atualizado em 04h09min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas Gerais assegura investimentos de R$ 28 milhões

BELO HORIZONTE (10/06/11) - De olho no mercado consumidor mineiro, na logística e na localização estratégica do Estado como centro distribuidor para todo o país, duas empresas, uma do Rio Grande do Sul e outra do Rio de Janeiro, assinaram protocolos de intenções com o Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Os investimentos superam os R$ 28 milhões.

O grupo gaúcho Docile Alimentos Ltda. irá instalar uma nova unidade industrial em município ainda a ser definido. Com investimento de R$ 21,5 milhões, o empreendimento será responsável pela geração de 320 empregos diretos e 60 indiretos. O cronograma de execução prevê que o projeto deverá entrar em operação em junho de 2012 e sua conclusão está prevista para dezembro de 2013.

O objetivo da Docile é ampliar a sua participação no mercado de refrescos em pó solúvel e de guloseimas do tipo pastilhas, drops, balas, gomas de mascar e possivelmente chocolates para conquistar novos consumidores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e norte do Brasil.

A Docile Alimentos Ltda., que detém 40% do mercado brasileiro de bala de goma, foi fundada em 1991, como uma distribuidora de matérias-primas. Em 1995, iniciou a produção de refrescos em pó, já em 1998 começou a produzir balas de goma, seguindo, em 2001, a produção de pastilhas e em 2006 a fabricação de gomas de mascar.

A empresa emprega hoje 460 colaboradores diretos, possui 150 itens em sua linha de produtos, que são industrializados em uma planta com 14.000 m² de área construída, localizada em um terreno de 40.000 m² em Lajeado (RS). A Docile é certificada pela BSI Brasil com o selo de ISSO 9001, sendo hoje a maior produtora de pastilhas e a segunda maior produtora de balas de goma do Brasil.

Compostos de PVC

Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi o município escolhido pela Rionil Compostos Vinílicos Ltda. para instalar sua primeira unidade industrial em Minas Gerais. A empresa fluminense, especializada na fabricação de compostos vinílicos, irá investir R$ 6,9 milhões no Estado para produzir e comercializar, inicialmente, apenas composto de PVC para a fabricação de calçados.

Durante a assinatura de protocolo de intenção com o Governo de Minas, o diretor da Rionil, Alain Jean Maurice Besse, informou ao presidente do Indi, José Frederico Álvares, que o mercado calçadista mineiro é um dos seus principais clientes e por isso o interesse em se instalar em Juiz de Fora. “Além do mais, como a Rionil importa muitos produtos, poderemos usar o porto seco da região para o desembaraço alfandegário”, explicou.

Com sede na cidade de Duque de Caxias (RJ), onde concentra, além da área de produção, o laboratório e a administração, a Rionil deverá iniciar suas atividades em Minas Gerais ainda este ano, com a geração de 90 empregos diretos e indiretos. Sua produção anual deverá ser de 2,5 mil toneladas, mas em três anos a meta é atingir 7,5 mil toneladas/ano de compostos de PVC.

A Rionil tem como seu principal mercado o de embalagem onde atua há mais de 30 anos. O produto fabricado é comercializado em pó ou granulado através de processos de transformação das matérias-primas: resina PVC, pigmento, plastificante, estabilizante, lubrificante, modificadores de impacto e fluxo. O composto é direcionado para várias classes: água mineral, óleos, cosméticos, uso geral e filme. Após mudança acionária, a empresa passou a atender os mercados de fios e cabos, extrusão geral e calçados.