Copa do Mundo

19h24min - 02 de Agosto de 2011 Atualizado em 16h00min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas Gerais assina termo de cooperação técnica com o Sebrae-MG

BELO HORIZONTE (02/08/11) - O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, assinou, nesta terça-feira (2), termo de cooperação técnica com o Sebrae-MG para planejamento e execução de ações de turismo, negócios, produção, informática, mercado e promoção de Minas Gerais para a realização da Copa do Mundo de 2014. O documento contempla as micros e pequenas empresas, que representam 20% do PIB nacional e 99% do total dos empreendimentos. A assinatura aconteceu durante o Encontro Sebrae de Negócios, realizado na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Para o secretário o assunto Copa deve ser considerado um negócio. “Vejo a Copa do Mundo muito mais como oportunidade de negócio do que futebol em si. Ressalto a importância dessa parceria com o Sebrae para o legado que vamos deixar para o futuro”, destacou. Segundo ele, os hotéis estão sendo construídos, as BRTs (Bus Rapid Transit) representam o melhor sistema de mobilidade urbana das cidades-sede e Minas Gerais é o único estado do país em dia com o governo federal, além de estar 100% em dia com o cronograma das obras. “Tudo isso nos credencia para ser sede da abertura da Copa do Mundo. Se o critério for a meritocracia, nós sediaremos esse evento”, afirmou.

Um termo de cooperação também foi assinado com a PBH. “Acredito que hoje seja um ponto de partida de uma ação que anunciamos quando lançamos o planejamento estratégico integrado da Copa do Mundo, que seria fazer trabalhos temáticos com toda a sociedade, visando envolver ao máximo a população de Belo Horizonte”, disse o presidente do Comitê Executivo Organizador da Copa do Mundo de Belo Horizonte, Thiago Lacerda.

Belo Horizonte na frente

Belo Horizonte é a capital com o maior número de oportunidades de negócios para a Copa de 2014, conforme revela estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) encomendado pelo Sebrae. Das 929 atividades mapeadas pela pesquisa, 699 podem ser exploradas em nove setores da economia pela capital mineira, antes, durante e depois do Mundial.

Com isso, o Sebrae-MG vai investir cerca de R$ 3 milhões para o desenvolvimento das micros e pequenas empresas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Serão cerca de 500 negócios beneficiados em ações de melhoria da qualidade e gestão dos produtos e serviços prestados em vários setores da economia.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, estão previstos a organização de um roteiro de museus e centros culturais, minirroteiros turísticos e gastronômicos para as regiões da Savassi, Pampulha e Santa Teresa, qualificação de artesãos e melhorias na prestação de serviços de bares, restaurantes e meios de hospedagem de Nova Lima, além da profissionalização de empreendimentos da Estrada Real. “O objetivo é aumentar o faturamento e a competitividade das empresas, melhorar a qualidade de serviços e produtos e ampliar o número de empreendedores formalizados”, comenta.

Para o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Éder Campos, existe sinergia em torno de um bem comum. “Parceria é palavra-chave. O nosso planejamento estratégico integrado para a Copa do Mundo é pioneiro no Brasil e serve de exemplo para o mundo todo”, pontuou.