12h07min - 04 de Setembro de 2009 Atualizado em 11h16min - 24 de Junho de 2013

Governo de Minas Gerais entrega 47 casas em Rodeiro

RODEIRO (04/09/09) - A conquista da casa própria foi comemorada nessa quinta-feira (3) por 47 novos proprietários de moradias construídas pelo Governo de Minas, por intermédio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), no município de Rodeiro, Zona da Mata. A solenidade de entrega das chaves foi realizada pelo diretor de Habitação, Mauro Brito, representando o presidente Sebastião Navarro, ao lado do prefeito municipal José Carlos Ferreira. Compareceram também o vice-prefeito Antônio Carlos Cordeiro, o presidente da Câmara Municipal Eduardo Augusto Nogueira, o deputado federal Luiz Fernando Faria (PP) e o deputado estadual Bráulio Braz (PTB).

Para a construção de casas populares, destinadas a famílias com renda de até três salário mínimos, o Governo de Minas implementa, desde 2005, o programa Lares Geraes - Habitação Popular, um dos projetos estruturadores do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Casa nova

As casas construídas em Rodeiro integram o Conjunto Habitacional Prefeito José Teixeira da Silva, no qual o Governo de Minas investiu R$ 1.254.905,00 em recursos do Fundo Estadual de Habitação. A doação do terreno e os custos com as obras de infraestrutura, a cargo da prefeitura municipal, custaram R$ 47.000,00. Durante a construção do conjunto, foram gerados aproximadamente 60 empregos diretos e indiretos.

Durante a solenidade de entrega das chaves, o diretor Mauro Brito aproveitou a oportunidade para informar aos novos proprietários sobre o Bônus de Adimplência instituído pela Cohab para todos os mutuários que mantiverem seus pagamentos em dia. Esse bônus corresponde a um desconto na prestação, variável de acordo com a renda familiar, com o objetivo de facilitar a quitação do imóvel pelos compradores.

Além de Rodeiro, somente este ano mais sete municípios da Zona da Mata já foram beneficiados com as obras da Cohab, totalizando 369 moradias de interesse social entregues nessa região. Em todo o Estado, já foram entregues até agora 18.902 casas populares.

Beneficiados comemoram

Marina de Morais, 44 anos, moradora no município de Rodeiro, é faxineira. Separada do marido, é ela quem cria os filhos, Lorena, 15 anos, e Marcos, 10. Não tem sido fácil fazer frente às despesas de manutenção do lar com o salário mínimo que ganha e, além disso, pagar um aluguel de R$ 220,00. “Nós morávamos com minha mãe, mas há dois anos vivo de aluguel”, diz Marina.

Premiada com uma das 47 casas do Conjunto Habitacional Prefeito José Teixeira da Silva, ela agora tem esperança de mudar de vida – para melhor. Marina é uma das 28 mulheres titulares do financiamento proporcionado pela Cohab-MG a famílias de baixa renda para a compra da casa própria em Rodeiro. “Ninguém imagina o quanto é bom”, festeja a faxineira, que como mulher chefe de família teve preferência no processo de escolha dos mutuários.

Ela pretende, tão logo possa, ampliar a casa e fazer alguns melhoramentos. A origem do recurso para essas despesas não poderia ser mais curiosa: a faxineira vai rifar uma vaca que ganhou como presente de um tio. “Com o dinheiro, vou fazer a reforma ou então antecipar o pagamento das prestações”, afirma.

Por sua vez, José Lúcio da Silva (foto), 66 anos, saiu de Rodeiro há 37 anos para trabalhar como operário da construção civil no Rio de Janeiro. Aposentado, voltou à cidade natal há quatro anos e desde então vem batalhando para conseguir uma casa própria onde possa viver ao lado da companheira de toda a vida, Maria Auxiliadora, também aposentada, com quem teve sete filhos.

Agora, ele realizou seu sonho, e já neste domingo (6) pretende mudar-se para a casa que conquistou no Conjunto Habitacional Prefeito José Menezes, inaugurado pela Cohab-MG na última sexta-feira (28). “Não vejo a hora de deixar o aluguel, que é de R$ 200,00 por mês”, diz o aposentado – um dos mutuários privilegiados com pontuação especial conferida pela Companhia aos candidatos idosos à casa própria.

Além dele e da mulher, José Lúcio abriga também sob o mesmo teto a filha Maila, de 34 anos, separada do marido e com dois filhos menores. Por causa deles, o avô pensa acrescentar mais dois quartos à nova moradia, pela qual vai pagar uma prestação pouco superior a R$ 100,00. “É quase a metade do que gasto com aluguel, por isso vai sobrar algum dinheiro para a reforma”, completa.