15h18min - 14 de Dezembro de 2012 Atualizado em 04h22min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas inaugura 28° Centro Viva Vida de Referência Secundária do Estado

Muriaé recebe Centro Viva Vida de Referência Secundária e também o 14º Centro Hiperdia de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) inaugurou, nesta sexta-feira (14), em Muriaé, na Zona da Mata, o 28° Centro Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS) e o 14º Centro Hiperdia do Estado.

No CVVRS foram investidos R$ 2,85 milhões em obras e R$ 836 mil para aquisição de equipamentos. A unidade irá beneficiar uma população estimada em 250 mil pessoas.

O Centro Viva Vida dedica atenção integral à saúde sexual e reprodutiva da mulher e à saúde da criança de risco. Pressupõe a implantação de ações de promoção à saúde, prevenção, diagnóstico precoce e de recuperação das doenças e agravos.

Já o Centro Hiperdia tem como objetivo prestar assistência secundária aos portadores de hipertensão, diabetes e doença renal crônica. Para garantir à população acesso a serviços como mamografias, ultrassonografia e aerodinâmica, foram investidos R$ 835 mil.

“A unidade é o coroamento de uma política voltada para a saúde materna e infantil. A mortalidade infantil está muito associada à gravidez de alto risco. Aqui, as mulheres grávidas terão acesso a serviços de saúde com abordagem disciplinar voltada para o cuidado amplo durante a gravidez. Isso é uma garantia de que a criança nascerá saudável”, disse o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, que durante a solenidade de inauguração também anunciou que liberará R$ 50 mil para a climatização da unidade.

No CVVRS serão oferecidas especialidades médicas como ginecologista/obstetrícia, mastologia, urologia, fisioterapia e pediatria. Além disso, a unidade contará com apoio de psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Segundo o prefeito José Braz, a parceria com o Governo de Minas trouxe muitos benefícios para a saúde de Muriaé. “Houve uma grande melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois oferecemos uma saúde mais eficiente e resolutiva”, disse.

Os municípios de Eugenópolis, Patrocínio do Muriaé, Miraí, Miradouro, São Sebastião da Vargem Alegre e Barão do Monte Alto também serão atendidos pela unidade. Para o secretário municipal de saúde, Marcus de Oliveira, “o Centro Viva Vida e o Hiperdia vão fortalecer as redes de atenção, qualificando e tornando o atendimento mais acessível à população”.

Em Minas Gerais, já foram inaugurados Centros Viva Vida em Frutal, Capelinha, Janaúba, Brasília de Minas, Itabirito, Santo Antônio do Monte, Governador Valadares, Sete Lagoas, São Lourenço, Lavras, Taiobeiras, Januária, Juiz de Fora, São João Del Rei, Leopoldina, Santa Luzia, Patrocínio, Campo Belo, Jequitinhonha, Ribeirão das Neves, Manhuaçu, Teófilo Otoni, Diamantina, Itabira, Viçosa, Pirapora e Patos de Minas. Já em 2013, serão inaugurados Centros Viva Vida em Montes Claros, Passos, Pará de Minas e, em 2014, em Varginha.

UTI

Após a cerimônia, Antônio Jorge visitou as obras das unidades de UTI neonatal da Casa de Caridade de Muriaé (Hospital São Paulo). As obras estão sendo realizadas por meio de convênios com o governo estadual. Já foram investidos mais de R$ 1,2 milhão para aquisição de equipamentos médicos.

Antônio Jorge afirmou que com as obas, Muriaé demonstra que está investindo em uma sociedade madura e solidária, pois busca garantir qualidade de vida para as pessoas. “O Centro Viva Vida garante para as mulheres um atendimento adequado durante a gravidez de alto-risco. Por sua vez, a UTI neonatal está à disposição para que, caso necessário, a criança que nasceu com problemas de saúde tenha acesso aos serviços mais complexos”, disse.

Inaugurações em Juiz de Fora

Após as inaugurações em Muriaé, o secretário Antônio Jorge vai para Juiz de Fora, onde participa de inaugurações de três novas instalações de saúde na cidade: da UPA Norte, do Departamento de Saúde da Criança e Adolescente (DSCA) e da Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora Aparecida, apta a abrigar três equipes de Saúde da Família e que recebeu para a construção e equipagem R$ 420 mil do tesouro estadual. O prédio foi erguido com dois pavimentos, em área de 700 metros quadrados. Haverá 12 consultórios, além de salas de atendimentos de urgência e emergência, vacinas e exames. A estimativa é que cerca de 6.475 pessoas sejam assistidas.