17h30min - 02 de Março de 2012 Atualizado em 01h40min - 01 de Julho de 2013

Governo de Minas inaugura complexo regulador e Samu da macrorregião Centro-Sul

Com investimentos de R$ 6,9 milhões, cerca de 730 mil habitantes de 50 municípios serão beneficiados

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), inaugurou nesta sexta-feira (2), em Barbacena, o Complexo Regulador da Rede Urgência e Emergência da Macrorregião Centro-Sul. Com investimentos iniciais do Tesouro Estadual na ordem de R$ 6,9 milhões, cerca de 730 mil habitantes de 50 municípios serão beneficiados. Vinte e duas ambulâncias do Samu serão distribuídas na macrorregião, sendo 18 unidades de Suporte Básico e quatro unidades de Suporte Avançado, e participam da rede 12 hospitais de Resposta às Urgências e Emergências.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, a implantação demonstra o êxito dessa importante conquista em prol do cidadão. “Aqui se trata de uma união de 50 prefeitos, que se congregaram numa nova estrutura pública para fazer funcionar uma estrutura com ganho em escala, inovação em gestão, muitas inovações do ponto de vista tecnológico, mas, acima de tudo, uma nova página da saúde pública”.

Através da SES, o Governo tem despendido grandes esforços no intuito de constituir redes macrorregionais de atenção às urgências e emergências. Neste contexto, o Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu) 192 atua como ponto de atenção dessa rede e o Complexo Regulador atua como centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde, com a função de coordenação dos seus fluxos e contrafluxos.

Ainda segundo Antônio Jorge, o melhor conceito da Rede de Urgência e Emergência é que não trabalhamos mais de forma isolada. “Desde a Atenção Primária, a Classificação de Risco de Manchester, que é o princípio da organização da rede, com linguagem única, passando pelos hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento e mobilização do Samu, a preocupação é obsessiva do tempo-resposta para salvar vidas, com o apoio tecnológico da Central de Regulação. Com tudo isso, nós estamos praticando aqui o melhor modelo que há no mundo, em termos de organização e de assistência da Rede de Urgência e Emergência”.

O presidente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência (CISRU), e prefeito de Prados, Gustavo Cardoso, que realiza a gestão do Samu Macro Centro-Sul, ressaltou que o impacto da implantação desse projeto é positivo para toda a região, pois possibilita a organização da rede de urgência e emergência, bem como um serviço móvel organizado para atender a demanda da população que precisa desse atendimento emergencial. “Tão importante quanto o Samu regionalizado é termos as portas de entrada dos hospitais organizadas e preparadas para atender os pacientes resgatados. A expectativa é de que tenhamos uma demanda muito grande com esse serviço na região, mesmo porque municípios como Prados, que tem 8.500 habitantes, jamais teriam condição de ter um Samu e, hoje, com esse grande projeto regionalizado, todos as cidades da nossa macrorregião passam a ter a possibilidade desse atendimento”.

Urgência e Emergência em Minas

A macrorregião Centro-Sul, com sede em Barbacena, é a segunda a ter o projeto implantado. O projeto piloto teve início na Macro Norte, com sede em Montes Claros, em 2008, e hoje se tornou modelo para todo o Brasil e até para outros países. A Rede de Urgência e Emergência é um projeto prioritário do Governo de Minas, que busca qualificar e humanizar a assistência à saúde e proporcionar à população atendimento hospitalar de qualidade. A base do projeto está na modelagem da rede ideal para atenção às urgências, seguindo a lógica da regionalização e adotando uma linguagem única nos pontos de atenção.

A proposta de organização da Rede UeE tem alguns pressupostos fundamentais: numa região, 90% da população deve ter acesso a um dos pontos de atenção da rede com o tempo máximo de 1 hora, seja esse ponto de atenção fixo ou móvel; as diretrizes clínicas da rede é que determinam a estruturação e a comunicação dos pontos de atenção à saúde, dos sistemas de apoio e dos sistemas logísticos; as fronteiras tradicionais se modificam na rede; e um novo modelo de governança e custeio, compartilhados por uma macrorregião, é vital para sua sustentabilidade.

De acordo com o coordenador Estadual de Urgência e Emergência, Rasível Reis, a inauguração da rede de Urgencia e Emergência, juntamente com o Complexo Regulador e a Central de Regulação Assistencial do Samu e Leitos é fundamental para facilitar o acesso qualificado da população aos atendimentos de urgência e emergência. “O principal objetivo é a redução das mortes e sequelas evitáveis. O novo modelo de governança vai atuar através do Comitê Gestor Macrorregional, Central de Regulação Única e a CIB Macrorregional”, falou.