17h44min - 28 de Fevereiro de 2008 Atualizado em 22h18min - 21 de Junho de 2013

Governo de Minas inaugura posto UAI em São João del-Rei

SÃO JOÃO DEL-REI (28/02/08) – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), entrega nesta sexta-feira (29) a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de São João del-Rei. A inauguração do segundo posto UAI, seguindo a nova formatação do Governo estadual, acontece às 16h30, à Rua Coronel Antônio Claret da Silva, 599, bairro das Fábricas.

A Unidade de Atendimento Integrado é parte do Descomplicar, um dos projetos estruturadores do Governo de Minas, que prevê o oferecimento de novos padrões de serviços a partir da reestruturação dos antigos postos Psiu. Unidades estrategicamente instaladas no Estado serão totalmente reestruturadas dentro de um modelo inovador de gestão, com o objetivo de oferecer um novo conceito de atendimento ao cidadão mineiro.

A unidade de São João del-Rei, a segunda a ser reestruturada, tem como foco principal o cidadão, integrando serviços da Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação e Detran; do Sistema Nacional de Emprego; Procon; Departamento de Estradas de Rodagem; Junta Comercial; Polícia Militar; Secretaria de Estado da Fazenda; Corpo de Bombeiros e Ouvidoria Geral do Estado.

As mudanças implementadas em São João del-Rei envolveram a otimização do parque tecnológico, com troca de todos os equipamentos utilizados, aumento do link de internet, implantação de câmeras de segurança e terminais de auto-atendimento, importantes para a redução de filas e, conseqüentemente, do tempo de espera, além da instalação de um moderno Sistema Integrado de Gestão do Atendimento, capaz de calcular o tempo de espera para cada serviço, bem como realizar agendamentos.

Atualmente, existem 26 unidades no Estado e a unidade do Barreiro, em Belo Horizonte, entregue em janeiro, foi a primeira a funcionar dentro de padrões de agilidade, confiabilidade e simplificação, oferecendo maior comodidade e menor custo para o cidadão. Ainda em 2008, serão reestruturadas outras oito unidades e até 2010 serão criadas novos postos, além da remodelação de todas as unidades do Psiu.