20h53min - 08 de Abril de 2010 Atualizado em 12h30min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas inaugura telecentro em Belo Horizonte

BELO HORIZONTE (08/04/10) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), inaugurou nesta quinta-feira (8), o Telecentro do Centro Socioeducativo Santa Terezinha, localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte. A unidade irá atender cerca de 30 adolescentes internos, autores de atos infracionais e que estão em recuperação social, com cursos profissionalizantes e de inclusão digital.

“Os Telecentros integram o projeto da Sectes Rede de Formação Profissional Orientada Pelo Mercado, que tem por objetivo promover a inclusão social e contribuir para a melhoria de vida da população, por meio da capacitação profissional e do acesso à tecnologia. E o Telecentro do Centro Socioeducativo Santa Terezinha vai cumprir esse papel social, a partir do momento que irá oferecer aos jovens internos condições e oportunidades de aprendizado e acesso ao conhecimento. O objetivo é prepará-los para retornarem ao convívio social, resgatando a autoestima e o direito à cidadania”, diz o subsecretário de Inovação e Inclusão Digital da Sectes, Vicente Gamarano.

Para o subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas da Seds, Ronaldo Pedron, a instalação do Telecentro no Centro Socioeducativo é mais uma ação de uma política que privilegia o acesso dos jovens a espaços diferenciados. “Esta é uma nova porta que se abre para um futuro melhor. Por meio de cursos a distância, como os de digitação, auxiliar de escritório, entre outros, vamos promover a capacitação dos adolescentes privados de liberdade facilitando a entrada no mercado de trabalho”.

Capacitação profissional, inclusão digital e resgate social

A Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado é um projeto estruturador do Governo de Minas, coordenado pela Sectes, por meio da Subsecretaria de Inovação e Inclusão Digital. O projeto surgiu no ano de 2004, por meio de parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de promover a inclusão digital. Em 2007, com base na importância do acesso ao conhecimento para o combate às desigualdades sociais, foi reestruturado para formação profissional, científica e tecnológica. Para isso, foram criadas duas frentes de atuação: alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional.

Em 2009, a Rede se consolidou com a implantação 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e 487 Telecentros. São hoje 4,5 mil microcomputadores conectados, configurando Minas Gerais como o estado com o maior programa de inclusão digital e social do país. Mais de 400 mil pessoas já foram beneficiadas com cursos presenciais e a distância nas áreas gerenciais, comportamentais e profissionalizantes.

A estrutura totaliza o investimento de R$ 90 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares. Na montagem de um CVT são gastos, em média, R$ 600 mil, e de um Telecentro, R$ 50 mil. Depois de montadas, as unidades são mantidas pelo Governo de Minas, em parceria com as prefeituras e entidades gestoras, como ONGs e organizações da sociedade civil.

Os Telecentros são laboratórios de informática equipados com 5 a 10 computadores conectados à internet, um servidor, impressora, softwares atualizados e móveis ergonômicos para a realização de cursos de inclusão digital. Os CVTs são centros de excelência voltados para a capacitação tecnológica e profissional, de acordo com a vocação econômica da região. Cada unidade conta com duas salas de inclusão digital equipadas com 20 computadores conectados à internet, servidor, impressora, softwares e móveis ergonômicos; Sala de Videoconferência montada com projetor de multimídia, câmera, microfones, módulo para entrada de dados e conexão de notebooks, aparelhos de conexão e codificação de vídeo, possibilitando a realização de seminários, palestras e cursos à distância; Núcleo de Apoio ao Empreendedor (NAE); e Laboratório Vocacional destinado ao desenvolvimento e aprimoramento das vocações econômicas locais e regionais.