20h03min - 17 de Junho de 2011 Atualizado em 02h40min - 23 de Junho de 2013

Governo de Minas inaugura Unidade Básica de Saúde na cidade de Porteirinha

PORTEIRINHA (17/06/11) – Com investimentos de R$ 345 mil, o Governo de Minas entregou, nesta sexta-feira (17), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Porteirinha, no Norte do Estado. A nova UBS, que vai beneficiar cerca de 7 mil moradores da cidade, oferece serviços de imunização, consultas de clínica médica, educação em saúde, consultas ginecológicas, coleta de material para exames laboratoriais, escovação supervisionada, atendimento de enfermagem, aferição da pressão arterial, glicemia capilar e orientações em saúde bucal.

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, que esteve em Porteirinha para a inauturação, “a construção da saúde pública necessita de pessoas com boas ideias e disposição. A atenção primária, por focar na prevenção, diminui os custos com procedimentos, sendo capaz de superar as dificuldades dos pequenos municípios e tornar a população mais saudável”.

Na unidade, atuarão duas Equipes de Saúde da Família (ESF). Cada uma dessas equipes é composta por clínico geral, ginecologista, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Durante a cerimônia de inauguração, os ACS receberam bicicletas para realizar os trabalhos da equipe. “A saúde é fundamental na construção de uma melhor qualidade de vida. Além disso, os profissionais da atenção básica fazem um trabalho preventivo de informação e de mobilização", explicou o prefeito, Juracy Freire.

Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia do município também foi beneficiada com investimentos do Estado. Através de convênio, o hospital recebeu R$150 mil para aquisição de medicamentos.

Referência para os municípios de Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Riachos dos Machados, Mato Verde, Gameleira e Catuti, o hospital oferece especialidades médicas como ginecologia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia.

De acordo com o diretor do hospital, Carlos Alberto de Freitas, aproximadamente 5 mil atendimentos ambulatoriais e 225 internações são realizadas por mês na unidade. O hospital é equipado com desfibrilados, monitor multiparâmetro, oxímetro, carrinho de urgência/emergência, berço aquecido, incubadora de transporte, bomba de infusão, ultrassom, raio X, eletrocardiograma e mamógrafo.

“Na Santa Casa atuam sete médicos plantonistas e cinco médicos que fazem consultas ambulatoriais. O hospital possui capacidade para realizar exames de RX, ultrassonografias, exames laboratoriais e cirurgias ortopédicas simples”, informou a secretária Municipal de Saúde, Lara Jamile.

Para fortalecer a prestação de serviços de saúde na unidade e também na atenção primária, Antônio Jorge, anunciou novos investimentos: “Porteirinha investe em saúde e trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Estado quer ser parceiro do município nessa empreitada”, finalizou.