10h27min - 11 de Junho de 2012 Atualizado em 03h57min - 30 de Junho de 2013

Governo de Minas inaugura Unidade de Pronto Atendimento em Varginha

Até o final deste ano, serão inaugurada16 novas UPAs em diversas regiões do Estado

Com o objetivo de fortalecer a rede estadual de urgência e emergência, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), inaugurou nesta sexta-feira (08), em Varginha, no Sul de Minas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA Varginha), que recebeu o nome de “Francisco Corrêa de Carvalho. A UPA é uma das estruturas que compõem a Rede de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais.

A UPA Varginha contou com um investimento total de R$ 7.147.225,56, sendo R$ 2.237.309,31 provenientes do Governo de Minas, através da SES-MG, dos quais R$ 725.500,00 foram destinados à obra e R$ 1.511.809,31, a equipamentos; R$ 2.259.916,25 como contrapartida municipal, dos quais R$ 489.916,25 foram investidos na execução da obra e R$ 1.770.000,00, na aquisição do terreno e realização de obras de infraestrutura; e R$ 2.650.000,00 provenientes do governo federal, por intermédio do Ministério da Saúde.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Saúde de Minas, Antônio Jorge de Souza Marques, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, técnicos da SES e de Varginha, além de demais autoridades e lideranças locais.

O secretário Antônio Jorge enfatizou o momento da inauguração como “uma sensação de otimismo e felicidade, pois é a parte de uma estrutura que veio para aumentar a resolutividade na saúde da região, além dos aspectos inovadores na gestão, racionalidade econômica, com qualidade e relevante modelo de construção”.

O secretário anunciou, no evento, que serão inauguradas, em Minas, até o final de 2012, 16 novas Unidades de Pronto Atendimento. “Nenhum ponto isolado resolve os problemas do cidadão, por isso o sistema em rede: preservar o modelo de gestão clínica, classificação de risco, por meio do Protocolo de Manchester, mantendo a hegemonia dos prefeitos no desenho da rede, em uma visão horizontal. Esta grande frente de trabalho entre União, Estado e município só vem a fortalecer esta que é a maior rede de Urgência e Emergência de Minas”, afirmou.

Antônio Jorge enfatizou, ainda, a integração entre o município e região na iniciativa de regionalizar o projeto do SAMU, que faz parte da Rede de Urgência e Emergência, juntamente com a UPA e que, inicialmente, seria restrito aos 50 municípios jurisdicionados ao pólo de Varginha. Após mobilização entre Estado, União e município, o SAMU oferecerá cobertura aos 153 municípios que compõem a Macro Sul, que tem como pólos Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, salientou a parceria com o Estado de Minas Gerais no processo de efetivação da UPA. “Deixo aqui registrados meus cumprimentos e meus agradecimentos ao secretário Antônio Jorge, meu parceiro que, em empreitadas como esta, fortalece e possibilita o padrão de qualidade que estamos vendo aqui”, destacou.

Rede

A Rede de Urgência e Emergência é uma parceria do Governo de Minas com o governo federal e os municípios, que visa otimizar e melhorar a qualidade dos serviços para as pessoas que necessitam de agilidade no atendimento médico. As UPAS, como componentes desta Rede, funcionam como intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e os Hospitais, o que possibilitará um atendimento de urgência e emergência ampliado.

A Unidade inaugurada em Varginha entra em funcionamento dentro de 07 a 10 dias, prazo necessário para o processo de esterilização e testes pela equipe de saúde para o pleno funcionamento. A unidade vai atender à população correspondente aos municípios da Microrregião Varginha (Cordislândia, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, São Gonçalo do Sapucaí e Varginha), além de Santana da Vargem e Três Pontas, pertencentes à Microrregião de Três Pontas.

De acordo com o prefeito de Varginha, Eduardo Antônio de Carvalho, este atendimento oferecido pela UPA “será de grande valia para a assistência de Varginha e região, pois aliviará o fluxo relativo ao pronto-atendimento do Hospital Bom Pastor, que, até o momento, se encontrava sobrecarregado com as demandas de Varginha e região”.

Segundo Rasível dos Reis Santos Júnior, Coordenador Estadual de Urgência e Emergência da SES-MG, “a Central de Regulação do SAMU 192 – a ser construída em Varginha, que é parte da Rede de Urgência e Emergência, assim como a UPA, está com funcionamento previsto para setembro de 2012, e oferecerá cobertura a 153 municípios que compõem a Macrorregião Sul do Estado de Minas Gerais, totalizando uma população de dois milhões e seiscentos mil habitantes, aproximadamente”.

A estrutura do SAMU Regional em questão está composta de 34 ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico), com um técnico em enfermagem e um condutor socorrista, cada, além das 8 ambulância USA (Unidades de Suporte Avançado) que são compostas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista, cada. A Central de Regulação será sediada, a princípio, em uma localidade cedida pela Prefeitura, onde seria instalada a Secretaria Municipal de Saúde. Tão logo sejam finalizadas as obras da Central, será transferida para a área determinada à construção da sede oficial.